Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/04/2014 as 12:00am

MIRA promove simpósio sobre profissionais imigrantes

MIRA promove conferência sobre profissionais imigrantes nos EUA

Na última sexta-feira, dia 25, a Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition (MIRA) promoveu um simpósio chamado "Breaking Barriers, Expanding Opportunity: Tapping the Potential of Immigrant Professionals in Massachusetts", que buscou esclarecer sobre a atual situação de profissionais de origem estrangeira que atuam no país em setores importantes da economia americana.

Com a participação de brasileiros entre os palestrantes, dentre eles o diretor de pesquisa da prefeitura de Boston, Alvaro Lima, e a médica Ana Leticia Pinto, o congresso visou esclarecer sobre o potencial prognóstico para profissionais imigrantes em relação a setores de trabalho com alta demanda de trabalhadores qualificados, em especial o setor de saúde, tecnologia, engenharia e matemática. O congresso também esclareceu algumas das principais barreiras para que os imigrantes, e principalmente brasileiros, adentrem o mercado de trabalho, como por exemplo a falta de proficiência em inglês e a falta de contatos profissionais que ajudem a impulsionar a carreira de muitos jovens profissionais.

Segundo debatido durante o simpósio, muitos profissionais extremamente qualificados acabam aceitando posições que ficam aquém do potencial dos mesmos e que não pagam o que eles poderiam estar recebendo. Como resultado, a economia acaba sofrendo com a forte demanda que não é atendida para o mercado de trabalho.

O simpósio contou com um discurso do brasileiro Alvaro Lima, que elucidou sobre as contribuições que os imigrantes causam a economia do país e principalmente do estado de Massachusetts, se referindo diretamente aos brasileiros, que estão em grande número entre as comunidades imigrantes do estado. Também falaram membros do governo estadual como o secretário adjunto de Educação, Johan Uvin, e também membros do setor acadêmico.

O grande momento do evento se deu quando 4 imigrantes com qualificações em diversas áreas, deram o seu testemunho, frisando sobre o potencial do mercado de trabalho para os imigrantes e também sobre a demanda crescente do mercado por profissionais que são além de qualificados, também bilingues e tem bagagem multi-cultural para lidar com a diversidade étnica de Massachusetts.

Fonte: (da redação)

Top News