Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/05/2014 as 12:00am

Focus Brasil 2014 discute importância dos brasileiros nos EUA

Focus Brasil 2014 discute importância dos brasileiros nos EUA

Gilvan De Sergipe

- Agência ANBT –


Fort Lauderdale  (FL) – Pelo nono ano consecutivo, o seminário internacional Focus Brasil conseguiu atrair um número de participantes acima do esperado. O grande encontro de debates, apresentado nas dependências do Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale (FL), teve como preletores respeitados empresários, jornalistas, artistas, desportistas e lideranças comunitárias que discutiram entre os dias 1 e 3 de maio importantes temas de interesse da comunidade brasileira.

Iniciado na quarta-feira, 30, com a exibição, no tradicional Cinema Paradiso, do premiado filme “Flores Raras”, de Bruno Barreto, o evento Focus Brasil 2014 apresentou este ano painéis de debates sobre Jornalismo, Comunicação, Eventos, Comércio, Esportes, Publicidade, Marketing e um novo tema de discussões, o papel da mulher brasileira no universo americano, ao qual atenderam respeitadas profissionais que atuam em diversas áreas, como a atriz Suzana Vieira – como convidada especial -, as jornalistas Maria do Carmo Fulfaro  e Mila Burns, Isabel Flores, assessora de Imprensa do Brazilian Film Festival of Miami, Silvana Mandela, gerente de Markenting da TAM airlines, entre outras personalidades.

Um dos temas mais discutidos foi o papel da comunidade imigrante brasileira na adaptação ao contexto americano e no reconhecimento da força desses brasileiros na promoção econômica do país. Diversas lideranças comunitárias, dentre elas o pastor Silair de Almeida, o empresário Urbano Santos, os executivos  de entidades Carlos Barbieri , Aloisio Vasconcellos, Amy Litter e Augusta Vono, e outros representantes do Conselho de Cidadãos da Flórida, atenderam à mesa de debates com um público ávido de questionamentos e apresentação de projetos.

O painel mais eclético foi o promovido pelo canal de esportes PFC, da TV Globo. Meninos de 5 anos, meninas de 10, adolescentes, adultos, idosos homens e mulheres apaixonados pelo futebol brasileiro estiveram presentes ao evento, em sua grande maioria vestidos com as camisas de seus times. Dividido em dois tempos – como numa partida de futebol -, o painel trouxe respeitados jornalistas do mundo dos esportes e ex-jogadores de importantes times do Brasil e da seleção brasileira, entre eles Sérgio Manuel, Marquinhos, João Moraes Betão, além da bela Cristália dos Anjos, do futebol feminino Pink Panthers. Ao final dos debates, sorteios de camisetas da seleção brasileira e de passagens para o Brasil para assistir à rodada final do Brasileirão fizeram a alegria do público presente.

A ABI Inter (Associação Brasileira de Imprensa Internacional), que no sábado realizou seu VI Congresso nas mesmas dependências do Broward Center for the Perfoming Arts, também promoveu um painel de Mídia durante o Focus Brasil 2014, enfocando estratégias de Marketing para a imprensa brasileira que atua nos EUA. Tendo como convidados especiais o executivo Fernando Mariano, publicitário e diretor da Multimedia, Inc.,  e Josias Bezerra, psicólogo e diretor do Oxford Institute, o painel discutiu a importância de se apresentar o produto de acordo com o perfil do cliente e como alcançar o mercado de propaganda americano e internacional.

O painel de Publicidade e Marketing, promovido pela SuperStation Media, do casal de executivos Jô e Yara Cavaignac, trouxe João Barbosa, da rede brasileira Giraffa’s, que tem entrado com grande força no mercado americano, e Gustavo Aguiar, do Matilda. A American Organization of Teachers of Portuguese e a Fundação Vamos Falar Português, no sábado, brindaram o público infantil com workshops e concursos, tendo como convidados especiais os professores Alexandre Lopes, Vivian Flanzer e Ivian Boruchowski, além da Cia Axé do Mestre Picapau, Andrea Araújo e o coral New Hope Center.

O Focus Brasil 2014 foi apresentado pelas companhias aéreas LAN e TAM, com patrocínio da TV Globo Internacional e do Banco do Brasil Americas. E recebeu o apoio do Consulado Geral do Brasil em Miami  e do Broward Center for the Performing Arts – centro cultural americano considerado ponto de cultura brasileiro na América pelo então Ministro da Cultura Gilberto Gil. A Associação Brasileira de Imprensa Internacional, o Brazilian Business Group, a American Organization of Teachers of Portuguese e a Fundação Vamos Falar Português têm mostrado fiéis parcerias para a realização desse importante evento cultural brasileiro nos EUA.

Fonte: (da redacao)

Top News