Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/05/2014 as 12:00am

Brasileiro é condenado a 5 meses de prisão por ameaça de bomba

Brasileiro é condenado a 5 meses de prisão por ameaça de bomba


Cláudia Cruz, mãe do sorocabano Francisco Fernando Cruz e que está preso nos Estados Unidos desde o mês de janeiro por ter feito ameaças de bomba a uma companhia aérea e à polícia, informou que seu filho foi julgado e condenado a cinco meses de prisão. A cabeleireira disse em entrevista  que recebeu um telefonema na noite desta quinta-feira (15) do consulado em Miami, confirmando a decisão.

De acordo com Cláudia, o filho tinha ligado para o Brasil na quarta (14) para informar que o julgamento seria realizado no dia seguinte. Ele entrou em contato novamente após a decisão desta quinta e disse que estava consciente da punição. “Ele estava tranquilo e disse para eu não ficar preocupada. Ele sabe que errou e me falou que poderia ser pior”, diz a cabeleireira, que mora em Sorocaba (SP).


Francisco disse para mãe que foi julgado pela lei norte-americana sobre mensagens falsas. “Nós estamos no processo de aceitar. Sabemos que a punição era preciso, afinal, ele errou e tinha que pagar por isso”, afirma Cláudia. Francisco deverá ficar cinco meses preso a partir de agora no mesmo lugar onde está em Miami. 

Ainda segundo Claudia em entrevista, ela pretende permanecer no Brasil e continuará se comunicando com o filho por telefone e e-mail. “Minha intenção é ficar no país por enquanto porque preciso ajudá-lo com os custos nos Estados Unidos”.  

Entenda o caso
O sorocabano foi preso no dia 9 de janeiro em Miami, nos Estados Unidos. A polícia americana publicou a queixa em seu site, informando que Francisco, que morava nos EUA há dois anos, havia enviado no dia 8 um e-mail ao Departamento de Polícia de Miami (MDPD) e à TAM Linhas Aéreas alertando sobre a existência de uma bomba em um avião da empresa.

A mensagem informava: "Flight must not take off. Targeted. It will go down. Retaliation. Cargo is dangerous. Be advised" (Voo não deve decolar. Marcado. Vai cair. Retaliação. Carga é perigosa. Estejam avisados). Segundo a polícia americana, o Departamento de Polícia de Miami rastreou a origem da mensagem e concluiu que ela foi enviada de um computador na Montclair State University, em Montclair, Nova Jersey.

A polícia teve acesso às imagens que mostram o terminal de computador usado para enviar a mensagem. "A segurança pública de quem viaja é fundamental, e quaisquer ameaças feitas para perturbá-la serão investigadas sem impunidade", declarou JD Patterson, diretor do MDPD.

Na época, a assessoria da TAM Linhas Aéreas afirmou que foi notificada pelas autoridades do EUA sobre a suposta presença de bombas a bordo de uma de suas aeronaves. “Para garantir a segurança dos clientes e da tripulação, a companhia, como já fez em outras circunstâncias de alarme falso, reforçou a inspeção de todas as cargas despachadas, assim como aos passageiros”, diz a nota. Ainda segundo a TAM, após investigações, foi confirmada que a ameaça era falsa. "Nenhum risco foi detectado à segurança do voo JJ8043. A aeronave decolou normalmente, no horário previsto", completa a nota.

Fonte: g1

Top News