Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/05/2014 as 12:00am

12º Festival de Cinema Brasileiro de NYC celebra Vinicius de Moraes

O 12º Festival de Cinema Brasileiro de Nova York celebra o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes

Organizado pelo Circuito Inffinito de Festivais, o Brazilian Film Festival volta a Nova Iorque, entre 1º e 7 de junho, com o objetivo de mostrar o melhor do cinema brasileiro. Em sua décima segunda edição, o festival faz uma homenagem a Vinicius de Moraes (1913-1980).

Entre outubro de 2013 e outubro de 2014 o Brasil e o mundo comemoram o centenário de nascimento de Vinicius. Um dos maiores nomes da música mundial,  teve suas canções regravadas por grandes nomes, entre eles Frank Sinatra. Poeta, compositor, escritor, jornalista, diplomata, advogado, a apaixonado por cinema, pelo Rio de Janeiro, pelos prazeres da boa mesa, por seus amigos e filhos e, principalmente, pelas mulheres, Vinicius de Moraes eternizou o Brasil em sua obra. Sob chancela do VM Cultural, os festivais do Circuito Inffinito são eventos oficiais para a comemoração do centenário no exterior.

A mostra competitiva ocorre do dia 1º ao 6 de junho, no Tribeca Cinemas, enquanto a premiação está agendada para o dia 7, assim como o show grátis de Toquinho, que faz parte do projeto City Parks Foundation’s SummerStage in Central Park. A escolha de Toquinho foi feita devido a longa amizade e parceria que ele teve com Vinicius.

Durante o festival, serão exibidos dois filmes relacionados ao “poetinha”. Dentro da sessão Tribute Screenings at Tribeca Cinemas, o documentário Vinicius, de Miguel Faria Jr., percorre a vida e a obra do homenageado. Já o filme Orfeu, de Cacá Diegues, se baseia na versão da peça de Vinicius de Moraes para mito grego Orfeu e Eurídice.

Na categoria Hors Concours o festival apresenta os filmes Rio de Fé- Um encontro com o Papa Francisco, de Carlos Diegues e Seewhatchlook – O que você vê quando olha o oque enxerga?, de Michel Melamed.

O restante do Brazilian Film Festival, que tem como características a diversidade de estilo, preços de ingressos acessíveis e uma seleção de filmes de qualidade, tem a exibição de 9 lançamentos de longas brasileiros  (com legenda em inglês) e 12 curtas-metragens. Os filmes foram selecionados por uma curadoria e todos concorrem ao prêmio The Crystal Lens (Lente de Cristal, em português). Os premiados serão escolhidos através do júri popular, composto pela plateia do festival.

Este ano, os curadores são:

Paulo Roberto Mendonça: roteirista, compositor e diretor do Canal Brasil, da GloboSat;

Malu de Martino: diretora. Tem no currículo filmes como "Ismael e Adalgisa" (2001) , "Mulheres Do Brasil" (2006) , "Como Esquecer" (2009). Sua mais recente produção, foi o documentário " Margaret Mee ea Flor da lua " lançado em 2012;

Betty Faria: atriz, com performances inesquecíveis em centenas de produções para teatro, cinema e televisão;

E este ano, foi criado o “Curador do Povo”  e no posto temos Isabela Nigro, que não faz parte da indústria do cinema, mas representou o gosto do grande público. Ela é de Cuiabá e trabalha com e-commerce.

TASTE OF BRAZIL

Pelo segundo ano consecutivo, o festival irá apresentar o Taste of Brazil (Sabores do Brasil). Durante os dias do evento, treze restaurantes da cidade, de diferentes culinárias do mundo, comemoram a cultura brasileira e a sua diversidade gastronômica incluindo no seus cardápios um prato e uma bebida que representam o Brasil.

Os restaurantes participantes são: Plataforma, SushiSamba, Cantine Parisiene, Emporium Brasil, Los Americanos, Organika, Jacques 1534, Botequim, The Diner, Esperanto, Gradisca, Tablao e Rice N’ Beans

SERVIÇO

O que: 12th Brazilian Film Festival of New York

Quando: Filmes: 1 a 6 de junho | Show e premiação: 7 de junho

Onde: Filmes: Tribeca Cinemas (54 Varick Street) | Show e premiação: SummerStage, Central Park (entrada mais próxima: 5ª Avenida com 72)

Quanto: Filmes: $10 (ingressos disponíveis até as 4:00pm do dia da exibição do filme. Ingressos limitados. Recomendado a compra do ingresso antecipado. Venda limitada de passes ($150) para acesso a todos os filmes e área VIP do show e premiação no SummerStage. Ingressos e passes disponíveis no site www.ticketweb.com . Show e premiação: entrada franca (sujeito a lotação)

Website oficial: http://www.brazilianfilmfestival.com

Vendas de ingressos: http://www.ticketweb.com/snl/Search.action?query=BRAZILIAN+FILM+FESTIVAL

Fonte: (da redação)

Top News