Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/07/2014 as 12:00am

Brasileiros que deixaram os EUA contam como foi a volta para o Brasil

Com a crise financeira de 2008, muitos brasileiros retornaram ao Brasil.

Desde a década de 1980, centenas de moradores de Governador Valadares, em Minas Gerais, foram para os Estados Unidos. Com a crise financeira de 2008, muitos retornaram. Fernando Gabeira foi até Governador Valadares para mostrar que o sonho americano ainda não acabou. 

Alex Barbosa foi ajudante de pedreiro nos Estados Unidos. Técnico de informática no Brasil, ele deixou o país em 2004. "A experiência foi boa, eu tive um grande ganho de vida. Foi compensador", conta Alex. Ao retornar, abriu duas lojas voltadas para o público jovem. Depois de anos vivendo a cultura americana, Alex trouxe para Minas Gerais os ídolos que fazem a cabeça da juventude por lá e vende produtos inspirados na cultura pop, em ícones do rock e em super-heróis das histórias em quadrinhos. 

A crise financeira também trouxe Ademir e Mary Clara de volta, depois de 7 anos morando em Nova Jersey. Ele, que era ajudante de pedreiro nos Estados Unidos, e ela, que era faxineira, abriram a lanchonete Gringo’s Lanches. Na cozinha, eles recriam com ingredientes brasileiros os hambúrgueres e sanduíches americanos.

O fisiculturista Bradock voltou dos Estados Unidos para abrir uma academia. Bradock, Alex e o casal Ademir e Mary foram capazes de juntar dinheiro suficiente para abrir o próprio negócio. Porém, muitos brasileiros que deixaram os Estados Unidos depois da crise não conseguiram fazer o mesmo. Assim, Governador Valadares enfrenta o desafio de receber esses antigos moradores que, muitas vezes, chegam ao Brasil sem referências de família e amigos e sem um plano de carreira, o que dificulta a inserção no mercado de trabalho

Fonte: Redação Brazilian Times

Top News