Publicado em 8/08/2014 as 12:00am

Exibição "Belas Brasileiras" acontece em Cambridge

As esculturas são torsos coloridos e energéticos, feitos com base em impressões frontais de mulheres brasileiras com quem Palamidessi conviveu ao longo dos anos.

A artista norte-americana Christine Palamidessi está exibindo na West Side Lounge, na cidade de Cambridge, em Massachusetts, quatorze esculturas feitas com base em modelos brasileiras, em homenagem a recente realização da Copa do Mundo de Futebol e a futura realização das Olimpíadas no Brasil.

As esculturas são torsos coloridos e energéticos, feitos com base em impressões frontais de mulheres brasileiras com quem Palamidessi conviveu ao longo dos anos. "Algumas delas têm o mesmo formato do Brasil”, segundo a arista. "Uma escultura se parece com uma fruta típica, o abacaxi, outra é uma representação prateada de uma piranha, um peixe brasileiro, outra é formada por duas peças entrelaçadas, representando o rio Tietê fluindo por São Paulo”, continua.

As esculturas são uma representação visual dos contrastes da política, da estética e da economia do país.

As obras "Belas Brasileiras" foram feitas usando material variado que vai de ouro, pelica, e cera colorida a grãos de café e papel artesanal. “Todas as jovens que foram modelos para as esculturas viveram comigo, em minha casa”, explica a artista. “Elas são oriundas de São Paulo, Uberlândia, Brasília e se mudaram para Cambridge em busca de estudar e aperfeiçoar o inglês”, segue.

No Brasil, elas trabalhavam como advogadas, contadoras, professoras e na área de marketing. “Antes de me tornar uma artista visual eu era uma escritora e costumava lecionar literatura americana na Boston University. Viver comigo e com minha família faz parte do processo de aprendizado dessas meninas; eu sou a mãe americana delas e elas se tornaram minhas musas”, acrescenta.

Ela diz que as mulheres brasileiras são muito confortáveis com os seus corpos, sensíveis culturalmente e apreciadoras da arte.

Palamidessi, que é praticante devota de yoga, quer que o espectador veja como as esculturas capturam não somente a beleza dessas mulheres, mas também sua "atman"- ou energia – que influencia nas cores e na forma final de cada obra.

As obras podem ser vistas na West Side Lounge, 1880 Massachusetts Ave (entre Harvard e Porter Squares). A exibição que iniciou dia 26 de Julho segue até 13 de Setembro.

Fonte: Redação Brazilian Times

Top News