Publicado em 2/10/2014 as 12:00am

Brasileira perde luta contra o câncer

Karina Xavier, 16 anos, que lutava contra um câncer nos ossos desde 2011, morreu na manhã desta quinta-feira (02).

Karina Xavier, 16 anos, que lutava contra um câncer nos ossos desde 2011, morreu na manhã desta quinta-feira (02). Ela era mineira de Belo Horizonte, e tornou-se conhecida na comunidade brasileira depois que mostrou uma nova maneira de encarar a doença. A jovem encarou todos os problemas com muita determinação e a cada desafio ela enfrentava sorrindo.

Há menos de um mês ela foi internada e ficou em coma induzido e os médicos informaram para a família que ela tinha poucas semanas de vida. A história mobilizou milhares de pessoas em todo o mundo, que se uniram em oração pedindo por um milagre. O tempo passou, ela saiu do coma, passeou no jardim do hospital, escreveu mensagens para sua mãe e todos que torciam por ela.

Mas no final de setembro, Karina estava em estado delicado e continuava desenganada pelos médicos, na UTI do Boston Children Hospital. “Ela sempre teve esperança e fé em Deus”, relatou a mãe em um comunicado.

Comovidos com a morte da garota, famosos usaram as redes sociais para registrar um recado. "No ano passado eu conheci uma menina muito especial, que inspirou a mim e a tantas outras pessoas com sua força, positividade e amor pela vida. Hoje, ela se tornou um anjinho. Descanse em paz @chicbykarina. Mandando todo meu amor para sua família @Daniela_xavier", disse Gisele em sua página oficial do Facebook.

"Querida, Karina! Você é uma menina tão especial que Deus te quis bem pertinho dele e te levou hoje! Você foi um exemplo de vida! Uma inspiração para muita gente! Que Deus conforte seus familiares e te receba com festa", escreveu Mariana Rios no Instagram. O cantor Lucas Lucco publicou um vídeo de Karina com uma mensagem comovente também no Instagram.


ENTENDA O CASO

Em 2011 ela foi diagnostica com câncer de osso em suas pernas. Durante o seu tratamento, ela teve contato com pessoas do mundo fashion, inclusive a top model Gisele Bündchen.

A partir de então ela começou a ler mais sobre o assunto, pesquisar e acabou abrindo um blog onde ensina meninas de sua idade a se maquiarem e ficarem lindas, “não importa a circunstância que estão”. A história de Karina se tornou bastante conhecida depois Bündchen postou uma foto de seu Instagram ao lado de Karina e escreveu a frase: "Você é guerreira, uma inspiração de positividade e coragem. Eu estarei orando por você. Enviando lhe o amor e luz sempre".

O blog Chic by Karina começou em 2012, quando ela estava se recuperando do tratamento que havia para se livrar da doença. Mas no ano passado o câncer voltou, mas o otimismo de Karina jamais a deixou para baixo e ela tem sido um exemplo de superação para muitas pessoas.

A criação do blog serviu como um alicerce para fortalecer a luta de Karina contra esta doença e a cada seguidor, ela se sente mais motivada a viver. Atualmente o seu instagram está perto de 150 mil. “A vida me deu limões e estou procurando fazer uma limonada com eles”, fala.

Este retorno do câncer foi bastante agressivo e mesmo depois de uma quimioterapia e radioterapia, os tumores continuaram crescendo e os médicos disseram que ela teria pouco tempo de vida. Os pais de Karina prepararam levá-la até o Texas para um exame, mas em Junho, os pulmões dela entraram em colapso.

Os médicos tiveram que implantar um tipo em cada um dos pulmões para drenar o sangue e outros fluidos. A maquiagem e a paixão pelo mundo fashion foi o que mais a ajudou nesta luta. Em seu blog, a última postagem foi dia 27 de agosto.

Fonte: Da Redação do Brazilian Times | Texto de Luciano Sodré