Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/11/2014 as 12:00am

Entidade ajuda imigrantes com processo de cidadania

A Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition (MIRA) mantém Clínicas de Cidadania regulares em todo o estado para ajudar imigrantes com seus documentos

Louiza Gonzaga estava no Brazilian American Center (BRACE), para uma clínica de Cidadania, na manhã de sábado (15), para ajudar a sua mãe no preenchimento da papelada. Mas Gonzaga apresentava muita preocupação. “Eu não sei se ela vai passar nas exigências de inglês”, disse.

Gonzaga se tornou um cidadão americano há dois anos e sabe que os conhecimentos de inglês básico é um dos vários requisitos que o imigrante tem que cumpri a fim de tornar-se um cidadão naturalizado. Para iniciar o processo de Cidadania, uma pessoa deve ter sido residente legal no país por pelo menos cinco anos, ou três anos, no caso de casamento com um cidadão norte-americano, além de não ter tudo problemas com a lei durante este período.

A Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition (MIRA) mantém Clínicas de Cidadania regulares em todo o estado para ajudar imigrantes com seus documentos e eventuais complicações no processo. A entidade também fornece formulários para que clientes utilizem nas clínicas.

O pedido de Cidadania contém 20 páginas cheio de jargões jurídicos e muitos termos complexos, que pede o histórico detalhado da família, história de emprego, antecedentes criminais e afiliações políticas. “A maior barreira para a naturalização é a desinformação”, disse Antônio Massa Viana, que trabalha na MIRA desde agosto para ajudar os imigrantes com as suas cidadanias. “As pessoas pensam que têm de desistir de tudo do seu país natal”, continua.

Viana começou a realizar clínicas de cidadania há cinco anos, como parte de um esforço chamado “Projeto Nós Votamos”, que é uma iniciativa de encorajar os imigrantes a se registrar para votar. "Queremos ver a população imigrante se integrar no tecido da sociedade norte-americana", disse Viana durante a clínica deste sábado.

Se tudo correr bem, o processo de cidadania leva seis meses a partir do momento que o formulário é preenchido até a cerimônia de juramento final.

Eli Pimentel, coordenador do programa de cidadania da MIRA, disse que os três maiores obstáculos para as pessoas que querem a cidadania são a exigência de Inglês, a taxa de depósito e os antecedentes criminais. "A taxa de depósito para o formulário de cidadania é de US$680 dólares. Se o candidato recebe benefícios públicos, ele ou ela pode ser aplicável para uma isenção de taxa, mas muitos candidatos não estão cientes desses serviços”, disse.

Para marcar uma consulta ou saber mais sobre as clínicas, ligue para 617-500-5998 ou acesse o site www.miracoalition.org.

Fonte: Da Redação

Top News