Publicado em 27/03/2015 as 12:00am

Comunidade em NJ se une em prol de brasileiro

Luis Silva recebeu dois diagnósticos e a família está na dúvida: AVC ou Esclerose Múltipla?

Aconteceu no dia 20, um evento solidário em prol de uma família de brasileiros que vivem em Newark (New Jersey). O patriarca, Luis Silva, é um imigrante de 34 anos que, como todos, tinha uma mala cheia de sonhos. Ele chegou aos Estados Unidos ainda jovem e conheceu Milene, que se tornou sua esposa. Com ela ele constituiu ima família que resultou no nascimento da filha Beatrice.

A menina, que hoje tem seis anos de idade, nasceu autista e devido a isso, Milene quase não trabalhava, pois precisava ficar em casa cuidando da filha. Desta forma, apenas Luis era o provedor do sustento familiar. Ele trabalhava na área de construção civil e ao mesmo tempo tinha que dar apoio moral à família, principalmente à menina que necessita de cuidados especiais.

Mas na noite do dia 11 de janeiro deste ano, tudo parecia ser igual às outras, a família foi surpreendida com uma notícia que mudou o destino de todos. Luis estava dormindo e sentiu um mal estar e dores. Na manhã seguinte, Milene o chamou, mas ele não respondeu. Imediatamente, ela ligou para o 911 (número de emergência) informando o que havia acontecido.

O brasileiro foi levado, às pressas, para o hospital Saint Michel e depois encaminhado para o Hospital Universitário. Segundo informações fornecidas pelos familiares, foram entregues dois diagnósticos diferentes, sendo que um acusou AVC e outro Esclerose Múltipla.

Enquanto a família aguarda a definição da doença que atacou o brasileiro, a família passa por momentos de dificuldades financeiras. Diante disso, as contas se acumularam e eles estão precisando de ajuda. Por isso, um grupo de amigos se uniu para ajudar. Liderados por Kaira Costa, eles decidiram realizar um evento para angariar fundos que ajudem nos custeios da doença e das contas pessoais, como aluguel, luz, água, entre outras.

O evento aconteceu no Casa Nova Restaurante, e centenas de pessoas compareceram ao local e ajudaram nesta causa. O estabelecimento forneceu a comida e refrigerante e todo o dinheiro arrecadado com a venda de tickets, rifas e doações foram entregues à família. Segundo os organizadores, foi levantado US$8,000.00.

O proprietário do restaurante, José Moreira, disse que o evento mostrou a união dos brasileiros que “mesmo oriundos de estados diferentes do Brasil, todos se abraçam e comungam dos mesmos ideais e propósitos”. Ele acrescenta que “todos são brasileiros em uma mesma causa, esquecendo as diferentes, credos e origens regionais”.

A cantora Joanna Nova York ficou encarregada da animação da festa e contribuiu com um show emocionante, alegrando o ambiente. A fotógrafa Vera Reis registrou todos os momentos deste evento que simbolizou a união de um povo em prol de um compatriota.

A esposa de Luis, Milene agradeceu aos presentes e a todos que de alguma forma ou de outra colaboraram para ajudar a sua família. “Sei que ainda precisaremos de muito mais, mas o que aconteceu aqui nesta noite mostra que não estamos sozinhos”, disse.

Fonte: Da Redação do Brazilian Times | Texto de Luciano Sodré