Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/04/2015 as 12:00am

Inscrição para Concurso de Desenho Infantil vai até dia 2

O Concurso tem como objetivo promover e divulgar o interesse pelo Brasil e pela brasilidade entre o público infantil brasileiro residente no exterior.

As inscrições para o V Concurso de Desenho Infantil promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) terminam nesta quinta-feira (02). O Consulado-geral de Boston (Massachusetts) informa que o tema deste ano é " Uma história brasileira ". Uma comissão julgadora constituída para esse fim escolherá os dez melhores. Os vencedores serão agraciados com o "Prêmio Itamaraty de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo".

O Concurso tem como objetivo promover e divulgar o interesse pelo Brasil e pela brasilidade entre o público infantil brasileiro residente no exterior. Com o tema “Uma História Brasileira”, os desenhos deverão retratar, de forma criativa e original, na forma de quadrinhos, uma história envolvendo qualquer experiência direta ou indireta da vida de brasileiros no exterior.

Poderão inscrever-se neste concurso, crianças brasileiras que residam no exterior e que tenham, na data da inscrição, entre seis e 12 anos de idade. Elas serão dividias em duas categorias: Categoria I (6 – 9) e Cagetoria II (10 a e 12).

As inscrições devem ser feitas por e-mail com o titulo de "Inscrição – V Concurso de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo". O material deve ser enviado para o e-mail brasileirinhos@itamaraty.gov.br.

Os inscritos devem informar no ato da inscrição as seguintes informações: Título do Desenho; Nome completo e idade do Artista; Nome completo do Responsável; Endereço de residência; Cidade; País; E-mail do Artista e/ou de seu Responsável; Telefone de contato; Número do Passaporte do menor e/ou do Responsável.

Também de ser enviada junto com o e-mail da inscrição uma cópia de documentação comprobatória de residência no exterior (contas ou documento em nome de um dos pais)

Cada concorrente poderá participar com apenas uma história em quadrinhos. Os desenhos poderão ser desenvolvidos em todas as modalidades (aquarelas, guaches, canetas hidrográficas e outros materiais) e utilizando todas as técnicas (colagens, tecidos e materiais diversos, entre outros). O trabalho deve ser apresentado em uma única folha de papel de desenho, de qualquer tipo, de formato A3. As histórias deverão ter no mínimo três e no máximo nove quadrinhos.

O desenho deverá ser, obrigatoriamente, inédito. Entende-se por inédita a obra não editada e não publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

O envelope com o desenho deverá ser enviado para o Consulado ou Setor Consular da Embaixada responsável pela jurisdição do local de residência do participante, constando pelo lado de fora do envelope de encaminhamento a indicação “Prêmio de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo”, valendo a data de recebimento no Consulado.

Os trabalhos deverão conter, no verso do desenho, todos os dados enviados na inscrição (título do desenho; nome completo e idade do artista; nome completo do responsável pelo menor; endereço de residência e/ou da instituição responsável pela inscrição; cidade; país; e-mail; telefone; número do passaporte do menor e/ou do responsável). Não deverá haver identificação do autor no desenho em si.

Desenhos em cujo verso não constem os dados mencionados no §1º poderão ser desclassificados. Os trabalhos deverão ser entregues devidamente acondicionados sem ser dobrados.

O período para entrega das inscrições e dos desenhos será de 01º/10/2014 a 01º/02/2015. Os concorrentes inscritos no Concurso terão até 01º/02/2015 para enviarem seus desenhos a uma das repartições brasileiras.

A Comissão Julgadora será integrada por até nove pessoas entre personalidades de reconhecidos méritos no campo de artes plásticas, professores ou críticos de arte, e a decisão da Comissão, em quaisquer circunstâncias, será irrecorrível.

O resultado da seleção da Comissão Julgadora será divulgado em evento próprio para esse fim, a ser realizado na cidade de Brasília, Distrito Federal, bem como na página “Brasileiros no Mundo” do Ministério das Relações Exteriores, em www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br

Os jovens artistas premiados serão agraciados no exterior pelos Postos no país de residência, recebendo kits de jogos, brinquedos e/ou livros infantis sobre o Brasil e literatura brasileira, doados por parceiros do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Da Redação

Top News