Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/05/2015 as 12:00am

BRANECC evidencia o potencial dos brasileiros na economia americana

Entidade ajuda a dar visibilidade a "small business" e amplia possibilidades de negócios para grandes empresas

Fomentar o crescimento econômico, estimular, integrar e organizar a comunidade empresarial brasileira na região da Grande Boston, conhecida com a Nova Inglaterra. Essa é uma das missões da BRANECC (Brazil New England Chamber of Commerce), uma associação sem fins lucraticos, formada por empresas brasileiras e americanas, que vem promovendo diversas ações para ampliar as possibilidades de negócios tanto profissionais autônomos quanto de corporações de médio e grande porte.

Em busca de novos membros, a entidade agora está em fase de expansão e divulgação de suas atividades, principalmente nas cidades de Framingham, Somerville e Cape Code (MA).

A ideia de formar a BRANECC surgiu em 2012, a partir de um evento no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em que empresários da comunidade brasileira falaram sobre suas expectativas em relação ao desenvolvimento econômico e ressaltaram a necessidade de haver uma câmara do comércio.

De lá para cá, a entidade foi formada e hoje atua em diversas frentes, promovendo o potencial não só de brasileiros, mas também dos hispanos.

Um dos focos da BRANECC é dar maior visibilidade e valor ao trabalho feito por imigrantes nos Estados Unidos. “Aqui, os brasileiros se desenvolvem e ao longo dos anos estão oferecendo serviços com cada vez mais qualidade. Hoje temos advogados, contadores, pesquisadores e brasileiros dentro de grandes empresas, além de toda a segunda geração que está estudando por aqui e crescendo. Isso tudo nos leva a pensa que existe um pequeno Brasil aqui e que vai durar muito tempo, por isso o objetivo da câmara é desenvolver e projetar essa comunidade para o futuro”, explica Thiago Dias, diretor executivo da BRANECC.

De acordo com ele, neste aspecto, o público alvo é o pequeno empresário, house cleaners, profissionais da área de construção, comerciantes e tudo que envolve o “small business”.

Ponte para negociações

O outro foco da entidade são as empresas de comércio exterior, tanto as que estão no Brasil e querem investidor nos EUA, seja por meio de exportação ou abertura de representação, além de investidores brasileiros que queriam abrir uma nova empresa. O alvo também são empresas americanas com interesse no mercado brasileiro, das áreas de biotecnologia, universidades e empresas que exportam diversos produtos e tenham interesse em abrir uma filial no Brasil ou exportar para lá. “Nosso papel é facilitar os negócios para essas empresas. Por exemplo, o setor de biotecnologia tem dificuldades com a Anvisa, no Brasil, e podemos ajudar a entender regulamentações e burocracias para entrar no mercado”, explica Dias.

Ele ressalta que algumas necessidades podem ser simples, mas a BRANECC também pode ajudar em algo mais complexo para efetivar os negócios.

Capacitação e parcerias na região

Atualmente, a BRANECC tem feito ações em três cidades da região: Framingham, Somerville e Cape Cod. São localidades com a maior concentração de brasileiros e que estão recebendo reuniões e workshops de gestão mensais e o próximo passo é lançar um guia de empresas da Nova Inglaterra, que vai listar empresas e serviços. “Nosso objetivo é dar exposição para estas empresas”, ressalta o diretor executivo da BRANECC, Thiago Dias.

Ele diz que há uma parceria sendo feita com a “Small Business Administration”, o que vai permitir para as empresas consultoria na área de gestão e empréstimos a juros baixos. Há também uma parceria com a Universidade de Framingham, que oferece escritórios para quem quer abrir uma empresa. O interessado paga um valor simbólico e tem direito a uma sala, internet, estagiário e snacks. “Para quem está abrindo uma empresa e precisa desse tipo de apoio existe essa possibilidade”, afirma Dias.

Já para empresas, a BRANECC está oferecendo a participação em “trade missions”. Em outubro do ano passado, por exemplo, 30 empresários brasileiros vieram para os EUA para vislumbra novos negócios.

SAIBA MAIS

Para mais informações sobre a BRANECC, basta entrar em contato pelo (978) 798-4489 ou pelo email branecc@branecc.com e site branecc.com

A BRANECC tem sede na Universidade de Framingham, 14 Vernon St.

Fonte: Da Redação

Top News