Publicado em 19/06/2015 as 12:00am

Paulo Pacheco é coroado com o 1º lugar no "Wedding Industry Experts"

Filmmaker da Lexus Studios, sediada em Somervile, também foi eleito o melhor dos EUA e está entre os 10 mais no mundo

Fabiano Ferreira

     Sensibilidade e emoção aliados à alta performance técnica, equipamentos de última geração e profissionalismo. Esses são os principais elementos do trabalho do filmmaker Paulo Pacheco, de Somervile (MA), que acaba de ganhar um dos maiores concursos de sua área de atuação, o “Wedding Industry Experts”.

     Paulo e sua equipe, do Lexus Studios, são especialistas em filmes para casamentos e com pouco mais de um ano de atuação neste mercado já arrebataram vários prêmios. O mais recente é este de nível mundial, que teve resultado divulgado esta semana.

     Junto com sua mulher Júlia Pacheco, ele inscreveu o trabalho do estúdio na edição 2015 do “Wedding Industry Experts” e ficou com o título de melhor cineasta. Ele venceu também como o primeiro colocado em cinematografia em Boston, primeiro lugar em Massachusetts, primeiro lugar nos Estados Unidos, e sétimo lugar no mundo. “É uma emoção muito grande ver nosso trabalho reconhecido em tão pouco tempo”, disse em entrevista ao Brazilian Times.

     Nos próximos dias ele receberá os troféus e autorização para usar os selos do concurso, o que vai valorizar ainda mais seu trabalho.

     O histórico de Paulo Pacheco na produção de filmes para casamento é recente. Sua primeira produção é de maio de 2014, mas sua experiência em registrar emoções é de longa data levando em conta seu trabalho como fotógrafo (ver abaixo).

     Depois de atuar por mais de uma década na área de fotografia ele resolveu migrar para a cinematografia no final de 2013.

     No final de 2014, ele e sua equipe já haviam produzido mais de 80 filmes de casamentos. Começou assim seu reconhecimento como melhor filmmaker de Boston nesta área, recebendo prêmios da “Wedding Wire” e “The Knot”, maiores empresas de casamentos dos EUA.

     Também no final de 2014 ele recebeu o prêmio como “Melhor Filme de Casamento Internacional” e “Título de Comendador pelo Governo de Massachusetts” como melhor Cineasta de Casamentos. Esse reconhecimento é de extrema importância para o currículo de Paulo Pacheco, pois foi a primeira vez na história do estado que esse título foi concedido a um cinematógrafo.

Lexus investe em tecnologia

     O alto investimento em equipamentos de última geração dá o tom às produções feitas pelo Lexus Studios. O trabalho da equipe é minucioso e envolve conhecimento técnico e sensibilidade artística.

     Para cada casamento, dependendo do tipo de contrato, são deslocadas câmeras, trilhos, tripés e iluminação, entre outros equipamentos, para captar desde o menor detalhe aos momentos mais emocionantes.

     O Brazilian Times visitou o estúdio e conheceu um pouco de como é feito o trabalho. Com ótima repercussão do seu trabalho, Paulo está com agenda cheia até o final do ano e tem cliente agendado até para 2019. A maioria dos seus clientes é formada por casais americanos, mas ele continua a atender brasileiros.

     Paulo conta que as noivas confiam totalmente em seu trabalho e muitas vezes só o conhecem no dia do casamento. Tudo é combinado via internet, embora alguns clientes visitem o estúdio, um espaço agradável e bem decorado, localizado 285 Washington St, em Somerville.

     O estúdio tem uma ilha de edição e computadores com capacidade de armazenamento de mais de 8 tera bytes. Isso porque toda captação de imagens é feita em altíssima resolução, para garantir que toda a emoção do casamento seja registrada, nos mínimos detalhes.

     Em geral, a captação dura 8 horas, pois envolve desde a preparação dos noivos à festa após a cerimônia religiosa. Depois, são dedicadas mais 35 horas para a edição das imagens, escolha dos melhores ângulos e sobreposição da trilha sonora. “Só para escolher a trilha levo algumas horas, pois a intenção é encontrar um som que mais tenha a ver com os noivos e todo o clima que envolveu o casamento”, conta Paulo.

Detalhes são essenciais

     Para que a captação fique perfeita, o Lexus Studio também utiliza microfones de lapela nos noivos, além de drones para sobrevoar o local da cerimônia e ter imagens exclusivas.

     Um filme de casamento é como a produção de um filme comercial, destes de cinema. Para isso, a equipe precisa estar totalmente treinada e sincronizada, por isso os profissionais da Lexus usam rádios para se comunicar o tempo inteiro e não perder nenhum lance importante. “Num casamento tudo vai acontecendo num único espaço de tempo e se não houver uma logística corremos o risco de deixar para trás algum detalhe que vai fazer a diferença no filme. Por isso treino minha equipe e sempre trabalhamos em conjunto para obter o melhor resultado”, diz.

     Fazem parte do Lexus Studios: Paulo Pacheco, Julia Pacheco, Paula Pacheco, Ana Lúcia, Beto Rodrigues, Aline Cunha, Evelyn Amâncio e Andrii Greschuck (Ucrânia).

     O estúdio oferece aos clientes basicamente três tipos de pacotes: o trailer (1’30 min a 2’00 min), o highlight (5’min a 9’min) e o documentário ( 25’ min a 40’ min).

Veja os filmes de casamento no www.lexusstudios.com

A trajetória de Paulo Pacheco

- Paulo Pacheco começou sua carreira nos Estados Unidos em 1997, formando grupos de ajuda e assistência a brasileiros recém chegados nos EUA

- Atuando como fotógrafo, passou a ser mais conhecido na era dos novos equipamentos digitais, por volta de 2005, quando começou a se destacar no mercado com fotografia fashion, comercial e editorial

- Paulo é o primeiro brasileiro formado pela Universidade de Boston em Fotografia Profissional

- Fundou e assumiu a presidência da única associação no mundo fora do Brasil que apoia e dá suporte a fotógrafos brasileiros, a BRAPPAS

- Em 2009 assumiu como fotógrafo oficial do “Miss Brasil USA”, de Massachusetts. Em 2010 foi fotógrafo nacional do evento e da revista “Miss Brasil”

- Em 2010 foi reconhecido internacionalmente como o primeiro fotógrafo internacional certificado pela David’s Bridal International

- Em 2011 foi ganhador de diversas premiações na fotografia de modelos, fazendo diversos editoriais e capas de revistas.

- No início de 2012 assumiu a diretoria de fotografia do jornal brasileiro mais renomado dos Estados Unidos, o Brazilian Times. No final do mesmo ano assumiu a diretoria de fotografia Nacional do Miss Brasil USA

- Em 2013 recebeu o prêmio de fotografia destaque da revista NAPP – Photographers, publicada em 180 países. E no final de 2013 migrou da fotografia para arte de Cinematografia

Fonte: Brazilian Times