Publicado em 22/07/2015 as 12:00am

ABI Inter reúne-se para discutir importantes projetos do segundo semestre do ano

A Associação de Imprensa participará de encontros em Nova York e Tóquio, em setembro e outubro, para fortalecer a categoria e dar maior visibilidade a seus filiados

Em reunião realizada durante três horas, na sede da entidade, em Deerfield Beach, na Flórida, na última segunda-feira, 20, a Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI Inter) discutiu uma pauta de importantes temas para todos seus associados, desde reivindicações apresentadas durante seu recente congresso anual, até sua participação no próximo seminário internacional Focus Brasil do Japão, passando por convênios com a agência EFE News de veículos filiados e o comparecimento ao painel de Imprensa e Literatura de Nova York, que acontecerá em setembro.

Sendo a primeira reunião da diretoria-executiva após sua Assembleia Anual, que ocorreu há pouco mais de dois meses,  a Associação pautou o encontro para analisar diversas questões que ocuparão a agenda da entidade até o final de 2015. Assuntos de foro interno, como relatórios com updates da Secretaria e da Tesouraria, e temas relacionados ao estreitamento de laços da ABI Inter com várias instituições, como consulados brasileiros nos EUA, a agência internacional de notícias EFE News, os eventos Brazilian Day de Nova York e o Focus Brasil do Japão, foram exaustivamente debatidos pelo Board of Directors.

Foi discutido também o projeto de se fazer um levantamento aprofundado sobre os primórdios da imprensa brasileira no exterior, tanto na América, quanto na Europa e na Ásia, onde a ABI Inter tem vice-presidências. Foram citados veículos fundados há três ou quatro décadas por brasileiros fora do Brasil e o projeto deveria identificá-los e trazer à luz suas histórias. Hoje, a expansão da Associação, que tem em seus quadros de filiados empresas de mídia com sede nos EUA, no Japão, na Holanda, na França e na Bélgica, fez nascer esse interesse em coletar a história da imprensa brasileira no exterior.

O departamento de Marketing da entidade criará e-blasts a serem enviados não só a profissionais e veículos filiados, como ao maior número possível de empresas de mídia mostrando a grande importância de se ser sócio da ABI Inter e seus benefícios. Foi apresentado também na reunião - e recebeu voto completamente favorável - o projeto de se criar um ‘Anuário da ABI Inter’ para ser lançado já no início de 2016. O almanaque traria o nome de todos os filiados e textos explicativos sobre a Associação e páginas abertas a publicidade.

Tanto a Secretaria quanto a Tesouraria mostraram documentos atualizados sobre a o andamento desses escritórios. O Secretário confirmou que o número de filiados de janeiro até julho bateu o recorde anual desde que foi fundada a Associação, em 2007. Os relatórios de Balance Sheet e Profit & Loss apresentados pelo Tesoureiro mostrou que a entidade não passa por nenhum desconforto financeiro.

Participaram da mesa de debates a presidente Laine Furtado (revista Linha Aberta), o vice-presidente para as Américas, Antonio Martins (Acontece Magazine), o secretário-geral, Gilvan de Sergipe (Brazilian Times), o tesoureiro, Eraldo Manes Jr. (Jornal B&B), e o diretor de Marketing Carlos Borges (PMM Plus Media & Marketing), além do vice-presidente para a Ásia, Arthur Yuji Muranaga (IPC World, Inc.), a vice-presidente para a Europa, Márcia Curvo (BrasileirosNaHolanda.Com), e o tesoureiro-adjunto, Marco Alevato (revista FaceBrasil), por teleconferência diretamente de Tóquio, de Amsterdã e Orlando, respectivamente.

Fonte: Brazilian Times