Publicado em 22/07/2015 as 12:00am

Consul-Geral do Brasil visita brasileiros do Miami City Ballet

O Cônsul-Geral do Brasil em Miami (Florida), Hélio Vitor Ramos Filho, encontrou-se com estudantes brasileiros durante uma visita à sede do Miami City Ballet, na última quarta-feira, 15 de julho, em Miami Beach, atendendo a um convite da Diretoria de Desen

Da Redação

O Cônsul-Geral do Brasil em Miami (Florida), Hélio Vitor Ramos Filho, encontrou-se com estudantes brasileiros durante uma visita à sede do Miami City Ballet, na última quarta-feira, 15 de julho, em Miami Beach, atendendo a um convite da Diretoria de Desenvolvimento da Instituição. 

Atualmente, o Miami City Ballet conta com 51 profissionais em seu corpo de baile e 363 alunos em tempo integral, dos quais 70% são de origem brasileira. Para o programa intensivo de verão voltado exclusivamente para alunos do Brasil, com duração de duas semanas, foram selecionadas 89 jovens que participaram de processo seletivo realizado no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. “Os estudantes e suas famílias ficaram extremamente comovidos com a visita e a generosidade do Embaixador em conversar com cada um dos bailarinos”, declarou Eva Silverstein, Diretora de Desenvolvimento do Miami City Ballet.

Há, ainda, brasileiros matriculados em outros cursos de verão, com duração de cinco semanas, que também contam com a participação de norte-americanos e de bailarinos de outros 12 países. Tanto no caso dos cursos intensivos quanto do curso regular, parcela significativa dos brasileiros foi contemplada com bolsas de estudo, oferecidas ou pelo próprio Miami City Ballet, ou por instituições nacionais.

Durante a visita, o Cônsul teve a oportunidade de conhecer as amplas instalações da companhia de balé, que estabeleceu entre suas prioridades o desenvolvimento de programas internacionais de ensino e recrutamento. Tendo em vista o êxito das atividades voltadas para estudantes do Brasil, a diretora Eva Silverstein ressaltou o interesse do Miami City Ballet em estabelecer parcerias com o Consulado-Geral para promoção cultural.

A expressiva participação de brasileiros nos programas desenvolvidos pela instituição afigura-se como mais um elemento que demonstra a relevância da nossa comunidade para a Flórida e seguramente constitui oportunidade para o desenvolvimento de novas iniciativas de cooperação cultural e educacional. 

Fonte: Brazilian Times