Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/07/2015 as 12:00am

WIC oferece alimentos e orientação nutricional a grávidas e crianças até 5 anos

Na região da Grande Boston, há cerca de 38 escritórios de atendimentos, inclusive em Waltham, Framingham e Marlboro: tudo é gratuito

Fabiano Ferreira

Manter mulheres grávidas, mulheres que acabaram de ter bebê, mulheres em período de amamentação e crianças menores de 5 anos de idade saudáveis. Esse é o principal objetivo do WIC, um programa que existe há 40 anos no Estado de Massachusetts e que tem beneficiado milhares de pessoas. As mulheres brasileiras também estão entre as que são atendidas gratuitamente.

Entre os serviços oferecidos pelo WIC (abreviatura em inglês de Women, Infants e and Children  - mulheres, bebês e crianças) estão consultas personalizadas sobre nutrição; alimentos saudáveis grátis; fórmulas para bebês, dicas sobre como se alimentar bem para melhorar a saúde; encaminhamentos para atendimento médico e odontológico, seguro saúde, creches, assistência para moradia e combustível e outros serviços que podem beneficiar toda a família.

Segundo a coordenadora comunitária  do Programa de Framingham e Marlboro, Helida Johnson, na região da Grande Boston, há mais ou menos 38  escritórios de atendimentos incluindo escritórios  em Waltham, Framingham e Marlboro. Nesta região há grande concentração de brasileiros e pessoas de origem latina, por isso, para facilitar o atendimento, os escritórios dessa região oferecem atendimento em Português, Inglês e Espanhol.  O Programa da WIC tem escritórios espalhados por todo o Estado de Massachussets. No total são 35 Programas com 120 escritórios cobrindo todas as regiões do Estado.

Helida ressalta que o programa ajuda a todas as mulheres e crianças que se qualificam, independentemente do status imigratório ou se estão em processo de legalização no País. “É importante que as pessoas busquem este benefício, pois assim garante-se a formação de crianças saudáveis”, disse em entrevista ao Brazilian Times.

Não é preciso receio em participar do programa, pois todos os dados fornecidos pelos participantes são mantidos em sigilo. O único intuito é mesmo ajudar  a melhorar a saúde da população e garantir uma geração futura mais saudável e bem nutrida. Não há conexão nenhuma do Programa da WIC com o Departamento de Imigração, por isso as mulheres e famílias com crianças menores de 5 anos de idade podem ficar tranqüilas e buscar ajuda.

O foco do programa é a nutrição, tanto no que se refere a distribuição de alimentos saudáveis quanto às atividades que envolvem a educação nutricional dos participantes.

 

Cartão para alimentos

A partir do momento que sabe que está grávida, a mulher pode aplicar para participar do Programa da WIC.  Se for qualificada, ela já começa a receber ajuda imediatamente e tem um mês para comprovar a gravidez. A gestante passa por uma consulta com uma nutricionista, que vai apontar quais alimentos são mais indicados para ela durante a gestação. Em seguida, recebe um cartão, que pode ser usado em supermercados credenciados.

“Com esse cartão, a mulher participante pode comprar os alimentos indicados para ela para suplementar e melhorar sua alimentação diária. Depois que ela tiver o bebe, a mãe e a criança poderão receber o benefício. Eventualmente, o benefício passa a ser oferecido somente para a criança até completar 5 anos de idade”, explica Helida Johnson.

Se a mulher decidir amamentar seu bebê, por exemplo, a sua dieta será reforçada com peixes como tuna, salmão e sardinha, que pode ajudar na produção de leite.

Os resultados, segundo a Coordenadora Comunitária, têm sido bastante positivos, conforme se verificam nos estudos feitos ao longo dos anos. “O resultado é uma gravidez com mais alimentos saudáveis para a mãe e o bebê. As crianças nascem com peso normal e cabeça do tamanho convencional. Ao longo do seu desenvolvimento, elas consomem mais ferro, vitaminas e outros nutrientes necessários para o bom desenvolvimento. Crianças que participam do Programa da WIC entram na escola prontas para aprender e tem melhor desempenho cognitivo”, diz Helida.

O cartão é renovado geralmente a cada 3 meses, sendo que a mãe deve atender as consultas com a nutricionista para avaliação dela e da criança. “Gostaria de destacar a facilidade de se usar o cartão da WIC para fazer as compras. Ele se parece com um cartão de débito e também oferecemos um aplicativo para smartphones que pode ser usado para escanear um item do supermercado e ter certeza que aquele alimento faz parte do pacote do participante”, explica a coordenadora.

Todo verão, o Programa da WIC fornece cupons gratuitos para os participantes fazerem compras de frutas e vegetais frescos no Farmers Market (feirinhas), facilitando o acesso a mais alimentos saudáveis para mães e crianças.

 

Mais benefícios

O WIC também oferece aulas sobre amamentação em português, inglês e espanhol, apoio individual para amamentação, além de encaminhamento e avaliação para vacinação. O WIC também proporciona aos pais a oportunidade de conversarem com outros pais sobre nutrição e outros tópicos que são importantes para suas famílias.

Para se ter uma ideia da importância e abrangência, 47% dos participantes do programa na região de Framingham e Marlboro são de origem latina e hispânica. Ou seja, pessoas que precisam de ajuda e a recebem de forma orientada e específica para cuidar da saúde.

“Damos apoio total às mães, inclusive suporte emocional durante a gravidez, o que ajuda bastante para ter uma gestação saudável”, acrescenta Helida.

O programa também inclui aulas de educação física, o projeto “O bebê mais feliz do pedaço”, e em breve, haverá aulas de culinária”.

 

Saiba se você pode receber ajuda

Os programas da WIC atendem todos os tipos de famílias: pais casados ou solteiros, que estejam trabalhando ou não. Quem é pai, mãe, avô, avó, mãe ou pai adotivo ou tutor de uma criança de menos de 5 anos também pode inscrever a criança para obter os benefícios do WIC.

Para participar do Programa da WIC, é necessário: morar em Massachusetts; ter uma necessidade nutricional (equipe do WIC pode ajudá-lo a determinar se o participante tem ou não essa necessidade); ser uma criança com menos de 5 anos de idade, estar grávida, ter ganhado bebê recentemente ou estar em período de amamentação, entre outros quesitos.

Você será automaticamente considerada qualificada com relação à renda para participar do programa WIC se atualmente estiver recebendo benefícios do TAFDC, SNAP ou MassHealth.

Se você é tutor de crianças com menos de 5 anos de idade, elas também serão consideradas automaticamente qualificadas para participar do programa WIC.

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA WIC

Telefone geral: 1-800-942-1007

Site mass.gov/wic

ATENDIMENTO NA REGIÃO

Framingham (508) 620-1445             

Marlboro (508) 481-1605      

Waltham (781) 642-7194                  

Alimentos que são oferecidos pelo WIC para uma alimentação saudável da grávida e depois da criança:

• Arroz integral  • Peixe enlatado

• Cereais  • Queijo

• Feijão/ervilha enlatada • Ovos

• Sucos de fruta • Frutas/Vegetais

• Fórmula para bebê • Leite

• Pasta de amendoim  • Tortilhas

• Pão integral e macarrão  • Tofu

Fonte: Brazilian Times

Top News