Publicado em 9/10/2015 as 12:00am

The Annual Brazilian Festival de Pompano Beach acontece dua 17

Dia 17 de outubro vá e leve a família ao Pompano Beach Community Park (820 NE 18th Ave., Pompano Beach, FL 33060) para prestigiar a 4ª edição do Brazilian Festival of Pompano Beach, que será realizado entre 11 horas da manhã e 10 horas da noite.

da redação

O festival que já se tornou referência para a comunidade brasileira no sul da Flórida acontece em outubro – e de patamar, com artistas reconhecidos Anote na agenda. Dia 17 de outubro vá e leve a família ao Pompano Beach Community Park (820 NE 18th Ave., Pompano Beach, FL 33060) para prestigiar a 4ª edição do Brazilian Festival of Pompano Beach, que será realizado entre 11 horas da manhã e 10 horas da noite. Se os festivais anteriores já foram um sucesso (anualmente quase 10.000 pessoas têm comparecido no Festival), provocando uma reação surpreendente de Lamar Fisher, prefeito da cidade, o festival em 2015 deve marcar definitivamente seu nome entre os principais festivais ao ar livre. “Entraremos no nível do Rock in Rio e outros festivais do gênero em função da qualidade dos artistas que estarão presentes e também pela cenografia inovadora que será adotada nesse festival”, asseguram os organizadores da Via Americas Cenografia, e da Fundação Heartbeat Foundation.

A grande inovação nesse ano é a parceria estabelecida com a Heartbeat Foundation, organização sem fins lucrativos que promove proteção ambiental e diversidade cultural assim como luta pela desigualdade social. Dessa forma, todo material empregado na confecção dos cenários, tanto no palco como na área VIP, terá materiais de reuso e recicláveis, a fim de proteger o meio ambiente e conscientizar a população, principalmente as crianças, sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.

Os Bares Principais, Arco de Entrada, Palco (Eco Stage), área VIP (Eco Lounge), e Estação ECO serão todas montadas com material de reuso. Aliás, visitar os 25.000 metros de área verde arborizada, o Pompano Beach Community Park, é uma maneira de matar a saudade do Brasil ao provar comidas e bebidas tipicamente brasileiras. Entretanto, não haverá só culinária brasileira. Pratos típicos de outros povos, sobretudo latino-americanos, também poderão ser provados. Enfim, é uma festa que serve para congraçar os brasileiros e também está aberta à toda comunidade local, sejam americanos, hispânicos ou de outras nacionalidades que adoram o jeito de ser dos brasileiros, suas comidas, sua cultura e sua música.

A Via Americas é parceira da Via BR aqui nos EUA. “Isso significa certeza de qualidade”, garante Sameli. “Significa que toda cenografia do Brazilian Festival of Pompano Beach será feita pela mesma empresa responsável pela coreografia das Copas do Mundo da África do Sul e do Brasil, dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, dos Camarotes VIP na Marquês de Sapucaí no Sambódromo, e de vários eventos corporativos. Isso nos coloca num patamar similar aos eventos e festivais consagrados”, exulta Luciano Sameli, criador e um dos organizadores do festival.

 

The Kids Zone e X-Zone

As crianças terão uma atenção especial. O Brazilian Festival of Pompano Beach montará um circo com mascotes e palhaços para diverti-las. Além disso, haverá um playground inflável com várias atrações e monitores criando jogos e brincadeiras para envolver tanto as crianças como os adultos.

Na X-Zone, quem vai reinar serão os adolescentes e os jovens que poderão exibir suas habilidades em cima de skates, com direito até mesmo a uma premiação de mil dólares. Os jovens impetuosos mostrarão sua bravura e darão um show para o público. O desafio do skateboard free style será organizado pela Surfing Community of Broward e a X-Zone contará ainda com Half Pipe ramps. Os que mais se destacarem ganharão prêmios, e serão entrevistados pela mídia local.

 

ECO VIP Lounge

A ECO VIP Lounge é uma área reservada apenas para convidados, construída e decorada com materiais recicláveis e com uma vista privilegiada para o Palco Princapal. Os convidados VIP deverão efetuar uma doação para ter acesso a um espaço reservado, sofisticado e de primeira classe que inclui até mesmo um Workshop, às 4:00 pm, com a chef e celebridade de TV Norte Americana, Isa Souza, seguido por petiscos saudáveis e bebidas grátis, além de degustação de vinhos e cervejas. Isa Souza figura atualmente entre as mais destacadas chefs de cozinha da nova geração, porque consegue reunir seu talento natural ao domínio de várias tradições culinárias, além do conhecimento e da maestria em relação às novas tendências e técnicas da moderna cozinha internacional. Suas criações são apresentadas com estilo inconfundível, combinadas com raro balanço: sofisticação, exotismo, modernidade e originalidade, virtudes encontradas apenas nos grandes chefs.

A ECO VIP LOUNGE terá duas opções: EARLY BIRD, cujo preço especial é de $40 mais $3.19 de fee e terminará no dia 17 de setembro de 2015, e a ECO VIP LOUNGE LIMITED ONLY, cujo preço especial é de $60 mais $4.29 de fee. As vendas dessa opção ainda não começaram e o tickets estarão disponíveis até o dia 16 de outubro de 2015. As doações para os eventos deverão ser efetuadas através do site http://www.brazilianfestpompano.org/vip-lounge/ e serem pagas pelos cartões de crédito American Express, Visa, MasterCard e Discover.

 

Carla Visi promete balançar as estruturas

Evidentemente as grandes atrações serão os cantores e instrumentistas que ocuparão os dois palcos montados para as apresentações. O próprio prefeito de Pompano Beach, Lamar Fisher, faz questão de ser o mestre de cerimônias ao chamar o evento de “uma festa do povo para o povo”, uma vez que reunirá performances, desfiles de moda, apresentações de DJs, shows musicais e de dança, além de várias opções de comidas e bebidas.

A baiana Carla Visi, comemorará em Pompano Beach os 30 anos da axé music, que consagrou a música baiana tanto nacional como internacionalmente. A ex-vocalista da Banda Cheiro de Amor deve fazer o povo toda dançar com seu ritmo, suas músicas contagiantes e sua energia. O talento de Carla Visi é reconhecido até mesmo por Gilberto Gil, um dos músicos brasileiros mais consagrados. Ela também canta outros ritmos, como samba, por exemplo, não se limitando à axé music. Ela virá a Pompano Beach com sua banda composta por instrumentistas de primeira linha.

Nanny Assis, também baiano, mostrará no palco um trabalho composto por uma fusão de ritmos e sons que junta bossa nova, jazz, baião e ritmos afrobrasileiros. Ele mescla Dorival Caymmi com Gilberto Gil e inspira-se em Djavan, Pat Metheny e Chet Baker. Ou seja, é um artista que transcende os rótulos musicais e busca um som único.

Outra revelação musical que deverá ser bastante aplaudido é Rafael Pondé, ex-integrante do Natiruts, grupo musical dedicado à pesquisa dos ritmos brasileiros, misturando samba, samba reggae, bossa nova e ritmos afrobrasileiros ligados à cultura baiana. Pondé vem de uma família de compositores e instrumentistas e segue os passos de seu tio-avô Humberto Porto que teve canções gravadas por grandes nomes da música popular brasileira. Apesar de ter raízes na Bahia, Pondé percorreu o mundo, tendo morado em outras cidades brasileiras e também na Europa. Ele foi tema do documentário “O novíssimo baiano”, dirigido por Hélio Rodrigues.

Ainda linha do som nordestino, vale destacar o grupo MôForró, que faz muito sucesso na Costa Oeste dos Estados Unidos. O conjunto usa o forró para uma nova roupagem de canções populares americanas, fazendo um som bastante interessante. O forró engloba os ritmos do coco, baião e xote e é muito popular no Nordeste do Brasil, embora hoje esteja difundido por todo país. O inusitado é o fato de Simon Carroll (vocalista, percussionista e diretor do grupo) ser californiano, mas ter estudado forró no Recife com Dinda Salu, filho mais jovem do grande Mestre Salustiano.

Os fãs do samba carioca também serão recompensados com o trabalho da Escola de Samba Unidos de Miami, comandada por Paulo Gualano há 30 anos. Ele tornou-se uma referência em termos de exibições de samba, com batucadas, mulatas e fantasias carnavalescas de luxo. A Unidos de Miami já se apresentou em diversos países, fez shows para grandes personalidades mundiais, além de participar do Super Bowl, da festa da vitória do Florida Marlins e de Gloria Estefan.

No segundo palco, DJs estarão sempre tocando músicas do Brasil e fazendo mixagens com diversos ritmos. Portanto, atrações é o que não faltam para os visitantes. Com um detalhe importante. A entrada é grátis e toda família poderá se divertir! Mais informações estão disponíveis no www.brazilianfestpompano.org.

Fonte: Brazilian Times