Publicado em 26/10/2015 as 12:00am

MAPS marca o Mês de Conscientização sobre a Violência Doméstica com várias atividades

Outubro é o mês de Conscientização sobre a Violência Doméstica e a Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) tem estado a promover esta campanha nacional com uma série de eventos especiais nas áreas de Boston e Lowell.

“É muito importante, todos os dias, mas especialmente durante este mês, relembrar todos e todas os que faleceram em resultado de violência doméstica e abuso sexual e oferecer o nosso apoio a quem vive ainda em situações violentas e perigosas,” afirmou Dulce Almeida Ferreira, MA, Diretora dos Serviços de Violência Doméstica e Sexual e dos Serviços de Integração de Imigrantes da MAPS. “Esta é também a altura para celebrar todas e todos os que sobreviveram e vivem agora livres de abuso e violência. Estamos muito satisfeitos por integrar a grande rede de apoio que permite salvar e melhorar as vidas de tantas vítimas”, acrescentou.

Nos escritórios de agência em Cambridge, Dorchester, Brighton e Lowell, montras especiais destacam mensagens de apoio deixadas pela comunidade aos que sobreviveram a situações de violência doméstica e abuso sexual. O escritório de Cambridge colaborou também com o Consulado Geral do Brasil em Boston e outras organizações locais numa campanha pública que incluiu a produção e divulgação de um vídeo e materiais informativos, divulgados nas redes sociais. No escritório de Dorchester, a primeira edição do evento comunitário “Vamos Falar Violeta”, realizada no passado dia 23 de outubro, serviu como uma oportunidade para educar a comunidade sobre os passos a dar para pôr fim à violência doméstica.

Funcionários da MAPS estarão também presentes nas atividades do dia 26 de outubro, na Universidade de Massachusetts em Boston, onde poderão partilhar informação e divulgar o programa de combate à violência doméstica da MAPS. A MAPS participou também nas vigílias anuais pelo fim da violência doméstica organizadas pelas cidades de Cambridge e Somerville no passado dia 7 de outubro e marcará presença no lançamento do programa de combate à violência de género e doméstica da cidade de Cambridge, que será lançado a 28 de outubro.

A agência privada de serviços sociais e de saúde, sem fins lucrativos, presta, há vários anos, apoio cultural e linguisticamente adequado a vítimas de violência doméstica e abuso sexual nos seus escritórios de Cambridge, Brighton, Dorchester e Lowell. Um financiamento recente do Massachusetts Office for Victim Assistance (MOVA) permitiu à MAPS alargar estes serviços também ao seu escritório de Framingham.

Os serviços de apoio a vítimas de violência doméstica e abuso sexual da MAPS são também financiados pelo US Office on Violence Against Women, MA departments of Public Health (RISE Program) e Children & Families, e o MA Executive Office of Public Safety (fundos VAWA), bem como o Boston Police Dept. e a TJX Foundation. Para mais informação, ligue (617) 864-7600 ou visite www.maps-inc.org.

Fonte: Da Redação

Top News