Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/10/2015 as 12:00am

Brasileira alerta para golpe do "falso IRS" em Massachusetts

Um suposto oficial da agência liga e ameaça a vítima se ela não depositar a quantia pedida

Da redação

Uma brasileira identificada que pedi para não ter o seu nome divulgado por medo de represália, entrou em contato com a redação do jornal Brazilian Times para denunciar um golpe que pode estar fazendo vítimas na comunidade em Massachusetts. Segundo Rose (nome fictício que usaremos), um falso agente liga para a casa da pessoa e diz que se não for depositada certa quantia em um determinado prazo, ela (vítima) será presa.

Em conversa com a redação do jornal, ela disse que o falso agente ligou três vezes para a casa dela, mas ela não atendeu nenhuma das vezes. Na terceira vez ele deixou uma mensagem informando que era oficial, citou um número de registro da badge, e disse que ela precisa ligar para ele com urgência para resolver um problema com a agência do governo.

Rose retornou a ligação e conversou com o suposto oficial. Assim que ela se identificou e disse que havia recebido uma ligação dele, o farsante já foi informando-a de que tinha um erro na declaração do imposto de renda dela e que deveria depositar a quantia de US$2,800 no Bank of America, no prazo de 24 horas, sob pena de ser presa. “Eu disse que era um engano, pois estava tudo certo e que não tinha problema nenhum”, fala.

Mas o falso agente forneceu informações sobre quem fazia o Income Tax, inclusive o nome do contador. Isso deixou a brasileira assustada, pois o golpe é aplicado com muito profissionalismo que faz qualquer pessoa acreditar. “É difícil pensar que se trata de um golpe, pois a maneira como eles abordam as vítimas e o jeito que falam ao telefone é muito parecido com os funcionários do governo”, disse.

Por sorte, a filha de Rose estava na casa no momento da ligação e como ela também trabalha para o governo, a brasileira pediu ao falso agente para passar o que era preciso fazer para ela. O homem não hesitou e continuou com o golpe, afirmando que o depósito deveria ser feito no prazo de 24 horas. A jovem pediu mais informações e disse que iria procurar uma agência do IRS para entender como deveria proceder. “O estelionatário disse que não daria tempo e que tudo deveria ser feito naquele momento,” disse a vítima.

Enquanto a filha conversava com o falso agente, Rose ligou para a polícia de Malden (Massachusetts) e informou o que estava acontecendo. Mas uma policial que atendeu a ligação disse que não teria como fazer uma ocorrência, pois ela não tinha perdido dinheiro, ainda. “Em seguida me aconselhou a desligar o telefone e que este tipo de golpe acontece todos os dias. Nem mesmo o telefone do falso agente ela disse que anotaria, pois este tipo de quadrilha troca de número de um dia para o outro”, disse.

 

ALERTA

Rose faz um alerta para a comunidade para não passar nenhuma informação pessoa por telefone e sempre se informar quando receber telefonemas de pessoas afirmando serem funcionárias do Governo. “Este estelionatária poderia muito bem se vestir de agente e ir até as casas das pessoas para arrancar o dinheiro”, disse.

A brasileira acrescenta que este tipo de criminoso age de uma forma que consegue ludibriar muitas pessoas. Por isso é muito importante que quem se sentir vítima ou alvo de um crime assim, busque se informar, antes de depositar qualquer quantia em dinheiro.

Ela explica que uma pessoa que foi trabalhar com ela, em uma limpeza de casa, caiu em um golpe semelhante. A vítima recebeu a ligação do falso agente e pediu para que ela fosse até o banco. “Ao chegar lá, ele pediu para que ela passasse o telefone para o funcionário do banco e durante alguns minutos eles conversaram. Em seguida o homem disse que ela deveria depositar US$3,000 em uma conta”, fala ressaltando que a amiga entrou em desespero quando descobriu que a conta não era de nenhuma agência do governo.

Rose, novamente, alerta a comunidade para ficar atenta para este tipo de crime que tem acontecido com grande frequência e é pouco combatido pelas autoridades.

Fonte: Brazilian Times

Top News