Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/12/2015 as 12:00am

Jornal em Martha´s Vineyard mostra como é o Natal dos Brasileiros

No Brasil, o Natal lembra os costumes e tradições celebrados nos Estados Unidos

Com uma vasta comunidade brasileira em Martha’s Vineyard, os americanos sentem curiosidade em saber como os brasileiros que vivem na ilha, e aqueles que residem no Brasil, celebram o Natal.

No Brasil, o Natal lembra os costumes e tradições celebrados nos Estados Unidos – com algumas diferenças. Cidades pequenas e grandes decoram em grande estilo para o Natal, canais locais exibem especiais de Natal, lojas tocam músicas natalinas em inglês e português, companhias fazem festas com direito a Papai Noel para as crianças e adultos trocam presentes de amigo secreto. Crianças brasileiras tiram fotos com o bom velhinho, mas os brasileiros não têm o hábito de mandar cartões de natal com uma foto de suas famílias ou uma carta compartilhando os eventos de suas vidas no ano que se finda.

Já quando o assunto é arvores de Natal, os brasileiros compram árvores sintéticas ao invés de árvores de “verdade”, porque pinheiros não são árvores típicas do Brasil. Até mesmo alguns brasileiros que moram na ilha continuam comprando árvores artificiais. As cores artificiais das árvores vão do branco ao verde e até mesmo rosa. Eles geralmente decoram suas árvores com bolas e laços, diferente dos Estados Unidos onde ornamentos mais elaborados são usados, e onde, em algumas partes do país, pipocas com uva-do-monte são penduradas em árvores.

A época de Natal é quando muitos brasileiros tiram um mês de férias com suas famílias e amigos, alguns às vezes estendem às férias até fevereiro quando o carnaval começa. Às aulas usualmente encerram na segunda semana de dezembro e retornam após o carnaval em fevereiro. Os brasileiros costumam dizer que o país para do Natal ao Carnaval.

Brasileiros celebram o Natal no dia 24 de dezembro, da mesma forma que americanos celebram no dia 25. As celebrações começam com uma confraternização com seus familiares e amigos, geralmente na casa da matriarca da família. Uma ceia com diversos quitutes brasileiros é servido, com pratos que incluem pernil, chester (um tipo de ave, parecido com peru), peru e diversos outros pratos típicos dos estados brasileiros. À meia noite, as crianças abrem seus presentes e os adultos revelam seus amigos secretos. Canais locais exibem a missa natalina do Vaticano.

No dia seguinte para almoço de Natal, famílias e amigos se reúnem novamente para comer o que sobrou da ceia natalina.

Uma semana depois para o ano novo, você encontrará a grande maioria dos brasileiros na praia. Alguns vão para praias brasileiras famosas que se espalham por todo o país, outros visitam praias em países próximos como Argentina e Uruguai. Todas as praias brasileiras fazem uma queima de fogos à meia noite, com a maior delas sendo a de Copacabana, no Rio. Brasileiros têm uma série de tradições para o Ano Novo. Eles compram roupas novas com determinadas cores em mente, o qual representa suas intenções para o ano que se inicia. Por exemplo, dourado e amarelo representam dinheiro e abundância, rosa e vermelho representam paixão e amor, verde representa esperança e equilíbrio, e a cor mais favorita é o branco, que representa paz.

Brasileiros também escolhem pratos específicos para a ceia de Ano Novo. Letilha, arroz, peixe, porco, romã, uvas e massas estão entre os favoritos pois representam abundância, prosperidade e fertilidade. Alguns acreditam que estes tipos de comida multiplica sua chances de ter um ano doce e próspero. Alguns brasileiros comem doze uvas à meia noite, removendo as sementes as quais representam seus desejos e eles mantêm as sementes secas em suas carteiras o ano todo e acreditam que seus pedidos se materializaram. Outra tradição é de pular sete ondas na praia à meia noite, sempre olhando para frente, nunca para traz, para evitar azar financeiro. As sete ondas também representam desejos. O Brasil é uma grande mistura de religiões, raças e crenças, e alguns brasileiros também fazem oferendas a deuses e deusas, colocando perfumes, flores e comidas em pequenos no oceano durante à véspera e no dia de ano novo.

Para os brasileiros que moram em Martha’s Vineyard, algumas tradições foram modificadas. Muitos são evangélicos e o Natal e Ano Novo são celebrados em cultos especiais em suas igrejas, alguns não têm suas famílias nos Estados Unidos e muitos celebram na casa de seus amigos, os quais tornam-se suas famílias, unidos pelas tradições brasileiras e o espírito natalino.


Fonte: Juliana Germani Martha's Vineyard Times - www.mvtimes.com

Top News