Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/12/2015 as 12:00am

Cônsul-Geral do Brasil em Boston, embaixadora Glivania M. Oliveira, fala ao BT

A Cônsul-Geral falou sobre saúde, educação, cultura, comércio, e atividades sociais oriundas dentro da comunidade.

De Consulado oficial na década de 1960, para honorário finais da década de 80, e novamente para oficial na década de 1990, a trajetória do Consulado em Boston é marcada de fenômenos envolvendo a comunidade, e nem poderia ser o contrário, pois é o órgão oficial do governo brasileiro para a nossa comunidade. A jurisdição do Consulado em Boston abrange os seguintes estados da Nova Inglaterra: Massachusetts, Vermont, New Hampshire e Maine. Entre os inúmeros cônsules que por aqui passaram, todos sem exceção estão registrados aqui nas páginas do Brazilian Times. Com raras exceções no entanto, os registros foram mais positivos do que negativos com relação a atuação do Consulado na comunidade. E nesta gestão atual da embaixadora Glivânia, este veículo, não recebeu nenhuma reclamação de seus milhares de leitores sobre a atuação do Consulado, senão elogios. E neste ano que se encerra, nem por isso, mas por isso mesmo, merece destaque nesta edição de hoje, em especial a atual gestão da Cônsul-geral de Boston, embaixadora Glivânia M. Oliveira, pela maneira como vem conduzido o Consulado.

A nossa reportagem foi recebida pela Embaixadora, na semana que se encerrou, juntamente com seus assessores, onde e quando se expressou livremente sobre suas intenções para melhorar de forma adequada o serviço do Consulado a comunidade brasileira, sob sua jurisdição, que abrange todos os Estados da Nova Inglaterra, exceto o Estado de Connecticut, que já mantem uma consulado próprio na capital, Hartford.

Suas primeiras palavras a nossa reportagem foi de que está muito satisfeita com as matérias que estão sendo vinculados neste veículo, matérias de interesse comunitário, principalmente as que falam da educação, da cultura, do esporte local, bem como aquelas oriundas do próprio consulado, como um simples comunicado ou assuntos mais profundos. E o encontro foi além de cordial, enfático sobre o que a embaixadora está fazendo para melhorar, principalmente o atendimento aos brasileiros. Ressaltou de um modo geral que a mídia de um modo geral tem sido o melhor caminho para se comunicar com a comunidade. Citou de suma importância as matérias, bem como as colunas em todos os jornais que abordam temas variados, e apenas para mencionar, citou a coluna da socióloga Claudia Tamsky, deste jornal, como exemplos de informações que ajudam a comunidade a se levantar.

A Cônsul-Geral falou sobre saúde, educação, cultura, comércio, e atividades sociais oriundas dentro da comunidade.

Saúde/Educação

O Consulado acaba de designar um novo funcionário para ajudar nesta área. A embaixadora disse que manteve diversas reuniões com entidades, com a NECC, que vem atuando na ajuda para pessoas com tendência ao suicídio, e como evitar o estresse. Citou o programa gratuito prestado em uma clínica em Sudbury, bem como as associações brasileiras que trabalham na área de saúde como o MAPS, CIB, GMB, BRACE, etc.

Sobre a língua portuguesa como foco de aprendizagem, pois segundo ela precisamos manter nossa língua de herança. Quer incrementar o ensino do português nas escolas públicas, e por isso tem mantido contato com as autoridades competentes.

Citou que vai buscar apoio e incentivos com autoridades locais, neste sentido conta já com o Senador Estadual James Eldrigde e o economista brasileiro Álvaro Lima que atua na prefeitura de Boston, e com diretores de "High Schools"! Citou ainda como destaque na divulgação da língua a professora Arlete Falkowsky, do movimento educacionista.

Sobre a saúde também vem mantendo contato com os órgãos competentes, inclusive em contato com o CHA (Cambridge Health Alliance) e outros centros equivalentes.

Cultura

A recente presença do grupo musical, Clube do Choro, é uma pequena amostra de nossas atividades, e que para o próximo ano, 2016 conta já com um orçamento melhorado para arcar com estas atividades. E que a prioridade do Consulado será fazer eventos com artistas locais, em todas as áreas, seja ela, musical, artes plásticas, teatro, livros, etc.

Segundo a embaixadora, tais eventos serão todos gratuitos, pois segundo ela, o Consulado não ode se envolver em eventos pagos. Mas considerou de suma importância também os eventos pagos promovidos pelos brasileiros para a comunidade, pois ajuda, a movimentar o comércio e a interação dentro da comunidade.

Exposição

Sobre a exposição de trabalhos artísticos em suas várias modalidades, a embaixadora pensa em utilizar o piso do andar-térreo ou subsolo do Consulado para fazer exposições. Isto já para o ano próximo, 2016, garantiu a embaixadora, dependendo apenas de alguns consertos no local.

Agendamento de passaporte.

Para conseguir o seu passaporte, você tem agora algumas opções! Pode entrar no site do Consulado: boston.itamaraty.gov.br. e preencher os formulários e enviar pelo correio. Você também pode procurar o seu despachante preferido ou também procurar as associações (non-profit) brasileiras. E os passaportes agora, tem uma validade de 10 anos.

Sabe-se que a aquisição do passaporte, é a que causa mais transtornos e reclamações por parte da comunidade, pela demora. Contudo, afirmou a embaixadora que este problema já foi solucionado, e que hoje a pessoa consegue tirar o passaporte no mesmo dia. Existe uma demora, sim, enquanto se manuseia a documentação para verificação de autenticidade. Este processo de verificação, segundo, a embaixador, leva alguns minutos, talvez horas para processar. Por isso pediu para que todos sejam pacientes, mas foi enfática em afirmar que em sua gestão, os brasileiros, estão recebendo o passaporte no mesmo dia, se forem pessoalmente. E, acrescentou que sente enorme prazer em ver os inúmeros brasileiros, que diariamente visitam o Consulado Brasileiro em Boston.

Passaporte Expresso

Um método novo e rápido para conseguir o seu passaporte. Você pode “escanear” ou (upload) todos os documentos e enviar para o site: passexpresso.itamaraty.gov.br. Lá tem um formulário que você preenche e envia o material escaneado juntamente com foto atual. Os funcionários do Consulado então se encarregam de verificar os documentos escaneados e a originalidades deles. Você receberá o seu passaporte em casa dentro de 48 horas.

Passaporte de Emergência

A embaixadora disse também trabalhar com passaporte de emergência. Se o brasileiro apresentar motivo suficiente, casos de saúde, por exemplo, ela própria, e o Vice-Cônsul se empenham em solucionar o caso.

Itinerante

Segundo a embaixadora, ela gostaria de fazer o - Itinerante - em várias localidades, ou seja, cidades próximas de Boston, mas que por lei o Consulado só pode fazer o Itinerante em cidades afastadas 100 quilômetros acima do local sede. Mas que algumas exceções podem ser feitas, por isto já confirmado um Itinerante para o dia 23 de Janeiro/2016, (Sábado) para a cidade Marlboro (MA).

Feriados

O consulado em Boston funcionará nesta 5a.feira (dia 24) até a 1:PM. Estará fechado no dia 25 (6a.feira). O mesmo se aplicará para 5a.feira (dia 31) e 6a. feira, dia 01/2016.

Despachantes

Nossa reportagem indagou, conforme reclamações por parte de alguns dos inúmeros despachantes sobre as mudanças recentemente aplicadas. A Cônsul-Geral afirmou que atualmente os despachantes podem continuar a exercer suas atividades, mas o processo deve ser feito pelos correios, e não mais diretamente no Consulado.

Dançar samba!

A embaixadora além de atuante é participativa! Tem assim, mantido presença em vários eventos na comunidade brasileira. No evento anual recente da RádioBR/650 AM, ela esteve presente e foi vista sambando no salão, durante as festividades. Perguntada se mineiro dança samba, ela cordialmente respondeu: "...e muito bem"!

Mensagem de Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

A embaixadora se mostra muito contente com a comunidade, que acha ordeira e trabalhadora e aproveitou a oportunidade para desejar a todos "Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Fonte: braziliantimes.com

Top News