Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/12/2015 as 12:00am

Estudantes brasileiros preparam evento em Harvard

A conferência terá entre os palestrantes, Miguel Nicolelis

Da redação Nos dias 12 e 13 de março de 2016, será realizada na Universidade de Harvard, em Cambridge (Massachusetts), a primeira edição da Brazilian Graduate Students Conference (Brascon). O evento é organizado por estudantes brasileiros de pós-graduação nos Estados Unidos da América. A conferência tem como objetivos aproximar os estudantes, principalmente os bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras; possibilitar o compartilhamento de pesquisas realizada por estudantes brasileiros de pós-graduação nos EUA com a comunidade científica e empresas de tecnologia; criar uma rede de contatos entre os próprios estudantes e entre estes com empresas, institutos e instituições acadêmicas; entre outros.

A conferência terá entre os palestrantes Miguel Nicolelis, médico e doutor em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo; e Marcelo Gleiser, professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, EUA, onde detém a cátedra de Appleton Professor of Natural Philosophy.

 

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Doutor Miguel Nicolelis Miguel Nicolelis é médico e doutor em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo. É professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica na Universidade de Duke e colaborador do Instituto Internacional de Neurosciência de Natal. Nicolelis é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na interface cérebro-máquina e neuropróteses.

Seu trabalho avança a ciência no campo de sistemas robóticos comandados pelo cérebro, importantes para pacientes com paralisia cerebral. Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela "Scientific American", um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009 pela Revista Época, eleito Personalidade do Ano de 2011 pelo Jornal O Globo através do prêmio Faz Diferença e considerado destaque na ciência pela International Academy of Digital Arts and Science em 2014.

Neste ano, Nicolelis foi escolhido como um dos pensadores mais influentes do mundo pela revista norte americana Foreign Policy.

Doutro Marcelo Gleiser Marcelo Gleiser é professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, EUA, onde detém a cátedra de Appleton Professor of Natural Philosophy. Doutorado pelo King's College de Londres, mestre pela UFRJ e bacharelado pela PUC-RJ, Marcelo fez pós-doutorado no Fermi National Laboratory e no Instituto de Física Teórica da Universidade da Califórnia.

Sua pesquisa é financiada pela NASA, National Science Foundation, Department of Energy e Templeton Foundation. Em 1994, recebeu de Bill Clinton o prêmio Faculty Fellows Award dado a apenas 15 cientistas em todo o país. Atualmente dirige o Institute for CrossDisciplinary Engagement no Dartmouth College. É Fellow e Membro do Conselho Geral da American Physical Society e membro da Academia Brasileira de Filosofia.

É colunista da Folha de SP e autor de 14 livros, dentre eles A Dança do Universo, prêmio Jabuti de 1998 e O Fim da Terra e do Céu, prêmio Jabuti de 2002. Em 2001 recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, conferido pelo CNPq. Em 2015, o Prêmio Diáspora Brasil.

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Sábado, 12 de Março de 2016

7:00 -Check-in

9:00 -Abertura do Evento

9:30 -Painel de Discussão 1: "Trajetórias de sucesso e contribuições científicas e tecnológicas para o Brasil"

12:00 - Almoço

13:00 - Painel de Discussão 2: “Apoio para educação nos EUA e mercado de trabalho no retorno ao Brasil“

16:00 - Palestra Motivacional (Convidado Especial)

17:00 - Coquetel de Encerramento

 

Domingo,13 de Março de 2016

8:00 - Abertura do Evento

8:30 - Painel de Discussão:"Iniciativas de Organizações e Redes Colaborativas de Estudantes e Profissionais Brasileiros"

11:00 - Almoço

12:00 - Apresentações Orais (3 Minutes Thesis)

14:30- Apresentações de Pôsteres

16:00 - Palestra Motivacional (Convidado Especial)

17:00 - Premiações e Carrier Fair: Networking entre estudantes, palestrantes e empresas convidadas.

 

Fonte: Redação

Top News