Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/01/2016 as 12:00am

Escolas públicas de MA oferecem programa de estudo em Inglês/Português aos seus alunos

O objetivo desses programas é proporcionar a seus alunos oriundos de países onde a língua nativa é o português, o estudo bilíngue.

A língua portuguesa já é a sexta língua mais falada no mundo, sendo o idioma nativo não só do Brasil, mas também de países como Portugal, Moçambique, Angola, Guine Bissau, Timor-Leste, Guine Equatorial, Macau e Cabo Verde.

Fato é que há muitos anos Massachusetts é um dos principais destinos dos imigrantes brasileiros. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), calcula que existam cerca de 1,3 milhão a 1,4 milhão de brasileiros residentes no país. As maiores comunidades brasileiras estão concentradas em Massachusetts, Connecticut, Flórida, New Jersey, Califórnia e Geórgia. De olho nas necessidades dos filhos desses imigrantes de países que falam português, Massachusetts agora conta com algumas escolas públicas que oferecem o estudo bilíngue, sendo este em Inglês/ Português.

Em Cambridge a King Open Middle School já oferece a seus alunos a opção de frequentarem o "Olá Two-way Portuguese–English bilingual immersion", que é um Programa de Imersão Bilíngue em Inglês/ Português. No momento da matrícula os pais podem optar por seus filhos frequentarem aulas bilíngues, que tem como objetivo ensinar a língua Portuguesa e a cultura dos países de língua Portuguesa, além da fluência do idioma, desenvolvendo a criatividade das crianças, proporcionando aos alunos um ambiente de diversidade étnica, facilitando assim a compreensão e amizade intercultural, através do teatro, da música, da dança e da literatura em projetos integrados ao currículo de cada série.

O sucesso do projeto é tamanho, que outras escolas públicas no Estado de Massachusetts também já pensam em introduzir em seu currículo aulas em português. Essa semana a Raymond Elementary School, situada em Brockton anunciou o projeto piloto de imersão bilíngue. Através de um sorteio, mediante inscrição dos pais, serão formadas a princípio duas classes, sendo um total de 50 alunos da 5 série, que serão selecionados para iniciarem o programa, que tem previsão de início no próximo Outono. "É um modelo de programa em que haverá 50% de sua instrução em Inglês, e 50% em Português”, relata Kellie Jones, diretor de educação bilíngue para Escolas Públicas de Brockton.

Para estabelecer o planejamento do programa, dois professores serão preparados para garantir que haja uma "transição suave" entre as classes e disciplinas ministradas em Inglês e Português.

O sorteio para o Programa de Imersão Raymond Elementary School acontecerá no dia 25 de maio ás 2pm. Mais informações serão anunciadas em breve em fóruns comunitários organizados pelo distrito escolar, além de folhetos que serão divulgados sobre o programa.

Fonte: Thais Partamian Victorello

Top News