Publicado em 9/02/2016 as 12:00am

Diretoria executiva da ABI Inter realiza na Flórida sua primeira reunião de 2016

Dois novos encontros da entidade com profissionais de Imprensa serão realizados ainda em fevereiro, em Massachusetts

A Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI Inter) realizou no último dia 02, na sede da entidade, em Deerfield Beach (FL), sua 1ª reunião anual. O encontro teve como Pauta de discussões a eleição da nova diretoria em maio de 2016, o painel de Imprensa no Focus Brasil 2016: tema e preletores, o Press Awards 2016: prêmios e coquetel, o evento da ABI Inter em Massachusetts, o balanço da atual administração, e a busca de patrocinadores para o painel do Focus e para o Press Awards. Participaram do encontro a presidente Laine Furtado, o vice-presidente para as Américas Antonio Carlos Martins, o secretário Gilvan de Sergipe, o diretor de Marketing Carlos Borges e a conselheira fiscal Rita Pierotti, além do tesoureiro Eraldo Manes Jr e do tesoureiro-adjunto, Marco Alevato, por teleconferência desde Orlando (FL).

Após as deliberações sobre tema do respeito ao prazo para cada etapa das próximas eleições de maio – que, de acordo com as normas estatutárias, do Art. 15º ao Art. 18º, se prevêem os prazos de 90, 60 e 30 dias antes da eleição para as etapas da convocação, inscrição das chapas e apresentação das propostas -, a presidente confirmou que já se comunicou via e-mail com todos os 124 atualmente filiados, fazendo a convocação para que os pré-candidatos formem suas chapas. Por concordar com os avanços obtidos pela entidade na atual gestão, a diretoria vigente votou pela manutenção do mesmo grupo para formar nova chapa para concorrer às próximas eleições. A chapa será formada por Laine Furtado (presidente), Antonio Martins (vice-presidente para Américas), Arthur Yuji Muranaga (vice-presidente para a Ásia), Marcia Curvo (vice-presidente para a Europa), Gilvan de Sergipe (secretário-geral), Mara Rubia Sanfilippo (secretária-adjunta), Eraldo Manes Jr (tesoureiro) e Marco Alevato (tesoureiro-adjunto), que comporão a diretoria-executiva. Edilberto Mendes (NY), Roberto Lima (NJ), Zigomar Vuelma (FL), Glauber Morare e Alex Colombini (MA), Celso Braz (CA) e Sérgio Lima (TX) formarão o Conselho de Ética. O Conselho Fiscal será composto por Rita Pierotti, Ana Martins, Edirson Paiva e Ady Coutinho. Carlos Borges e Antonio Martins dirigirão o Departamento de Marketing.

Dada a grande receptividade aos temas e preletores do último painel da ABI Inter no Seminário Internacional Focus Brasil, realizado na Flórida no ano passado, decidiu-se manter um padrão similar para o mesmo evento este ano. Como ‘mídia digital’ tem sido um assunto com foco preponderante hoje entre os empresários de mídia impressa, os presentes à reunião concordaram em tratar o tema ‘como a mídia impressa deve fazer a transição para a mídia digital sem traumas’, já que hoje em dia a migração para plataformas digitais é um objetivo sine qua non para que veículos de comunicação tradicionalmente impressos não passem a perder receita. Decidiu-se que seria mais interessante trazer como preletor no Seminário o profissional que tiver maior nível de conhecimento em Marketing, uma vez que a idéia da palestra é dar subsídios aos donos de veículos comunitários dos EUA a aumentar receita.

Para a cerimônia do Press Awards Imprensa, a ser realizado na Flórida, em maio, votou-se pela proposta de que cada um dos 34 veículos filiados à ABI Inter indique uma personalidade respeitada em sua comunidade e área de abrangência de seu veículo e que não seja  necessariamente um profissional de imprensa - como ocorreu no ano passado -, mas um nome forte que, ao ser indicado, não sofra rejeições pela comunidade local.

Foram confirmados os encontros que serão realizados nas cidades de Framingham e Somerville, em Massachusetts, entre profissionais de imprensa, donos de veículos locais e membros da diretoria da ABI Inter. As reuniões, que estão sendo organizadas pela secretária-adjunta, terão lugar no Tropical Café (Framingham), dia 19 de fevereiro, e no Oliveira’s Restaurant (Somerville), dia 20.

O balancete com todas as informações financeiras do ano de 2015 foi apresentado pelo tesoureiro, que fez breve explanação da análise contábil da entidade, confirmando que a Associação fechou o ano de 2015 com uma expressiva receita. O secretário apresentou aos diretores presentes o ‘Relatório Anual 2015 da Secretaria’, documento de 6 páginas contendo as informações mais relevantes de tudo o que se refere à Secretaria nesse período anual, tendo sido uma cópia do documento encaminhada aos 22 membros que compõem o Board of Directors, o Conselho de Ética, o Conselho Fiscal e o Departamento de Marketing para que todos os diretores estejam atualizados sobre os fatos mais importantes que ocorreram na ABI Inter em 2015.

 

 

Fonte: braziliantimes.com