Publicado em 7/03/2016 as 12:00am

Ilma Paixão anuncia que concorrerá a Deputada Estadual em Massachusetts

Segundo a própria pré-candidata afirmou, ela disputará uma vaga pelo 7º Distrito do Middleses

Na noite de sábado, dia 05, durante “Heroínas 2016”, evento que aconteceu na cidade de Watertown (Massachusetts), a diretora-geral da Rede Abr de Rádio, Ilma Paixão, anunciou que concorrerá a uma caga para Deputada Estadual (State Representative), nas eleições de novembro. Durante seu pronunciamento, a brasileira pediu o apoio das 300 mulheres que estava na festa, além dos demais participantes.

Segundo a própria pré-candidata afirmou, ela disputará uma vaga pelo 7º Distrito do Middleses, que compreende a cidade de Ashland e partes de Framingham. Mas antes de concorrer nas eleições de novembro, a brasileira precisará obter a nomeação do Partido Democrata. Para isso, ela concorrerá com três candidatos.

Ilma Paixão tem uma grande história na comunidade brasileira nos Estados Unidos.  Ela se mudou para este país em 1984 decido a decepção que teve como o Brasil. Na época, não era apenas a crise econômica o problema, mas a carência de oportunidades para mulheres, principal as negras.

Ela conta que tinha apenas 20 anos de idade e trabalhava como enfermeira em Governador Valadares quando soube de uma pessoa que ajudava valadarense a deixar o Brasil. Ilma se empolgou com uma nova oportunidade de vida e sem medo ela se mudou para recomeçar.

A mineira lembra que quando chegou a Massachusetts, dormiu em uma quitinete onde dormiam mais nove pessoas. Mas o tempo passou, ela foi se familiarizando com a cultura e com o idioma e em pouco tempo se tornou uma ativista respeitada na comunidade. Mas no começo, ela trabalhou na cozinha de um hotel. O dinheiro que ela ganhava, usava para ajudar a família que ficou no Brasil e a medida que as coisas iam melhorando, trazia parentes para a nova vida.

Ilma também trabalhou como doméstica e foi justamente neste período que começou o seu envolvimento com a comunidade brasileira. Começou a crescer dentro da mineira uma vontade de engajamento político e social. Durante as limpezas de casas, ela conheceu muitas pessoas, criou grupos de oração, promovia reuniões e fortalecia a comunidade.

A mineira nunca parou e sempre procurava fazer cursos profissionalizantes e estar bem informada sobre tudo.

Ilma atualmente comanda uma das emissoras de rádio brasileira mais ouvida em Massachusetts.

Fonte: Redação