Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/04/2016 as 10:00am

Brasileiros participam de conferência em Harvard e MIT, em Massachusetts

Conferência tem participação de brasileiros

Quatro universitários brasileiros participarão, como embaixadores do Brasil, da segunda edição da Brazil Conference, organizada por estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, do nome em inglês), em Massachusetts.  O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de abril, em Harvard, e terá como tema central a busca de soluções para problemas brasileiros. Os escolhidos participaram de um concurso encerrado realizado dia 25 de fevereiro, aberto a universitários de instituições públicas e privadas brasileiras.

O projeto dos embaixadores da Brazil Conference, como os estudantes inscritos são chamados, tem entre as suas idealizadoras Larissa Maranhão, de 21 anos, aluna do terceiro ano de economia em Harvard, natural de Maceió (AL). “A ideia surgiu durante reunião da direção da conferência sobre como aumentar o impacto que o evento tem, não só para quem está nos Estados Unidos, mas também levar isso para dentro de casa, disseminar no Brasil”, informou Larissa.

 

Inscrição

A decisão foi escolher alunos de graduação “engajados”, que viajarão aos Estados Unidos com tudo pago pela conferência e participarão dos debates, “com a condição de que vão levar isso para dentro das universidades deles depois e organizar algum evento para continuar a discussão”, acrescentou Larissa.

Para se inscrever, os candidatos deviam responder por que queriam se tornar embaixadores da Brazil Conference, contar um pouco de sua história e dizer de que forma pretendem levar o conhecimento adquirido de volta para sua universidade. Em um vídeo de 30 segundos, deveriam fazer uma pergunta relacionada a um tema ligado ao momento atual do Brasil.

Larissa acrescentou que a equipe ficou “impressionada” com a qualidade do material enviado, das respostas e com a “empolgação das pessoas”. Ela disse acreditar que os escolhidos poderão ser peças-chave na discussão sobre o Brasil, “até porque eles têm o termômetro mais sensível do que a gente sobre o que está acontecendo no Brasil".

Entre os palestrantes confirmados na Brazil Conference estão o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a ministra  Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), o professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) Joaquim Falcão e os empresários Jorge Paulo Lemann e Abílio Diniz.

O objetivo da Brazil Conference é discutir de forma produtiva e prática os problemas e oportunidades do Brasil e como chegar perto de respostas para indagações quanto ao desenvolvimento brasileiro no momento.

Os participantes vão debater temas relacionados à população, entre eles saúde e educação, o Brasil e o mundo (envolvendo relações internacionais e comércio externo), política, economia e instituições, empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Professores de Harvard, especialistas em Brasil, América Latina, o grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além de empresários e políticos levarão ao evento uma perspectiva diferente e acrescentarão questões novas à discussão. “Uma coisa bem variada, de modo a conseguirmos um debate sob várias perspectivas diferentes”, comentou Larissa Maranhão.

 

Escolhidos

Laís Higashi tem 24 anos, é natural de Londrina (PR) e está no último ano de administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP). “Para mim, é uma honra ser uma embaixadora da Brazil Conference. Na verdade, como tinha muita gente inscrita não esperava ser selecionada. Fiquei muito contente.” Para ela, participar da conferência promovida por estudantes brasileiros de Harvard e do MIT é uma oportunidade muito grande de ouvir pessoas importantes e influentes, trazer isso de volta para o Brasil e trabalhar com isso, “que é o que eu quero fazer”.

Eduarda Zoghbi, 22 anos, estudante de ciência política na Universidade de Brasília (UnB), se forma até o fim deste ano. Saber que tinha sido selecionada como embaixadora da conferência teve sabor especial para ela. “Estou comemorando até hoje. Fiquei muito feliz e emocionada”. Como João Castro Júnior, Eduarda também participou de uma empresa júnior e é ali que quer aplicar o que aprender em Harvard. “Acho que esse tipo de evento tem bastante a contribuir para eles”.

O caçula dos embaixadores da Brazil Conference é Alexandre Fernandes de Lima, de 19 anos, aluno da primeira turma de engenharia mecatrônica do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo. Ele está no segundo ano, se forma em 2019 e recebeu uma bolsa integral. “Senão, não daria para estudar. Sou bolsista desde o ensino fundamental”. A engenharia mecatrônica é um curso novo no Brasil e junta mecânica, eletrônica e computação. “É um pouco do que você aplica em controle industrial, na parte de juntar programação com mecânica”.

Fonte: Redação

Top News