Publicado em 4/04/2016 as 2:30pm

New England Community Center inicia oficina de artes gratuita para crianças e adultos

Projeto "Oficina da alegria" acontecerá todas as tercas-feiras com atividades artísticas

A partir dessa terça-feira, dia 5 de abril até o mês de dezembro, o New England Community Center, localizado na cidade de Stoughton (MA), oferecerá as crianças a partir de 7 anos e também aos adultos da nossa comunidade brasileira, uma programação gratuita semanal intitulada “Oficina da alegria”, com diversas atividades ligadas a área das artes, entre elas: teatro, leitura, música, puppets e brincadeiras.

Com o objetivo de promover a língua portuguesa entre adultos e crianças, como idioma de herança, assim como fortalecer a identidade e cultura brasileira, as atividades serão ministradas em português, todas as terças-feiras, com início às 4:30 pm e término às 6:30pm por artistas da nossa comunidade, como é o caso da brasileira Simoneide Almeida, que atualmente é a pessoa responsável pela parte cultural do New England Community Center. “Tínhamos a ideia de ensinar teatro para a comunidade. Apresentamos o projeto para a diretoria e ele foi aprovado”, relata a artista. O projeto também conta com a participação das brasileiras Leila Ribeiro e Claudia Fernandes, que ministrarão as oficinas juntamente com a Simoneide.

Responsável por tocar o projeto, Simoneide é uma artista muito reconhecida em nossa comunidade. Ano passado ela foi indicada como melhor atriz de Boston no prêmio Pressword.  A atriz, que está ensaiando uma comédia em que fará uma nordestina chamada Sheroneide, conta que desde muito cedo foi influenciada pelas artes. “Foi através da minha mãe que me interessei pela arte. Ela era cantora, compositora e atriz. Tivemos a oportunidade de contracenar juntas em algumas peças”, relembra. Para a artista a participação dos pais, seja apoiando ou mesmo participando do projeto, é fundamental. “Entendemos que não só a arte, mas qualquer área, só funciona na sua integralidade se houver a participação real e verdadeira dos pais. Essa ideia de deixar a criança em um clube ou oficina e esperar que o professor ou orientador faça tudo, está ultrapassada. A nossa comunidade brasileira deve mudar essa mentalidade e começar a participar de todas as áreas de desenvolvimento dos seus filhos”, analisa.  Mas deixa claro que o projeto não é algo em que só pais e filhos podem participar. “Um dos objetivos desse projeto é que os adultos também desenvolvam o lado artístico, independente de terem ou não filhos”, complementa.

No final do ano as crianças que participarão do projeto, irão apresentar uma peça teatral de natal. O endereço do New England Community Center é 753 Washington Street, em Stoughton. Para mais informações e inscrições na oficina de artes, envie um e-mail para simoneide@newenglandcommunitycenter.org ou ligue para 774 274 9884.

 

 

Fonte: Thais Partamian Victorello