Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/04/2016 as 5:00pm

Gala de 2016 da MAPS Bate Recorde de Angariação de Fundos e Homenageia 5 Líderes Comunitários

Gala de 2016 da MAPS Bate Recorde de Angariação de Fundos e Homenageia 5 Líderes Comunitários

Uma noite mágica, recheada de homenageados inspiradores, entretenimento cultural, entrada com tapete vermelho, leilão silencioso e um elegante banquete ajudaram a Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) a angariar um valor recorde de $162,000 durante a Gala anual da organização sem fins lucrativos, no passado dia 9 de abril, em Cambridge.

A MAPS entregou o Prémio de Pessoa do Ano a David Simas, filho de imigrantes Portugueses de Taunton, que exerceu funções governamentais a nível local e estadual antes de assumir o cargo de Conselheiro do Presidente Barack Obama, durante os últimos nove anos. O Diretor Executivo da MAPS, Paulo Pinto, MPA, sabia que David ia chegar longe desde que o ouviu defender a comunidade de Língua Portuguesa, há muitos anos.

“Fui inspirado pela sua fantástica capacidade de comunicação,” disse Pinto aos mais de 430 convidados que se reuniram no elegante Royal Sonesta Hotel, em Cambridge.

Simas, Diretor do White House Office of Political Strategy and Outreach e Conselheiro do Presidente, aceitou humildemente o prémio maior da organização de serviços sociais e de saúde, entregue por Paulo Pinto e pela Presidente da Diretoria da MAPS, Paula Coutinho, LICSW.

“Vocês entendem que, sendo filho de imigrantes, nada se faz sozinho,” disse David Simas.  “Todos nós só conseguimos alcançar os nossos objetivos porque nós apoiámos nos ombros de todas as pessoas que nos ajudaram ao longo do tempo.”

Os convidados receberem o seu discurso com uma ovação de pé, que terminou com Simas contando a história de quando acompanhou o Presidente Barack Obama numa visita de Estado a Portugal, no Air Force One, em 2010. No último dia da visita a Lisboa, o Presidente chamou David para o acompanhar numa conferência de imprensa sobre a NATO.

 “Ele pousou a mão no meu ombro, levou-me até a um grupo de jornalistas portugueses em Lisboa e disse ‘Senhoras e senhores de Portugal, quero que conheçam um jovem conselheiro meu, Luso-Americano. David, diz olá a Portugal.’”

David Simas, emocionado, falou à imprensa e foi visto pelos seus familiares e amigos em ambos os lados do Atlântico. No voo de regresso, o Presidente disse-lhe o quanto foi importante para a sua família a sua visita ao Quénia enquanto Senador. “Queria que tivesses a mesma experiência,” disse Barack Obama.

A MAPS homenageou também outros quatro bem-conhecidos líderes comunitários pelos seus anos de serviço e dedicação às comunidades de Língua Portuguesa de Massachusetts.

Aminah Fernandes Pilgrim, Ph.D., foi homenageada com o Prémio MAPS Jorge Fidalgo de Serviço Comunitário. Pilgrim, com origens em Cabo Verde e nas Caraíbas, assumiu recentemente o cargo de Diretora Executiva do CVC UNIDO, é a fundadora da H.I.P.H.O.P Initiative, que faz uso do estilo musical para incentivar a literacia entre os jovens da grande área de Boston, é Professora Assistente de Estudos Africanos na UMass Boston e membro do Pedro Pires Institute for Cape Verdean Studies na Bridgewater State University;

Victor Do Couto, MMHS, de Somerville, recebeu o prémio MAPS Mary & Manuel Rogers de Vida Dedicada ao Serviço Comunitário, em reconhecimento das mais de três décadas dedicada ao serviço público, incluindo um total de 23 anos de trabalho com a MAPS, em diferentes cargos. Durante a sua direção, Victor supervisionou várias remodelações no que é hoje o escritório de Cambridge da MAPS, expandiu o financiamento e serviços da organização, abriu novos escritórios em Allston/ Brighton e Lowell, ao mesmo tempo que melhorou o escritório de Dorchester e defendeu as comunidades imigrantes em várias circunstâncias.

Lidia Souza, de Stoughton, recebeu o prémio MAPS Manuel N. Coutinho Voluntária de Destaque. Souza, imigrante Brasileira, é bem conhecida pelo seu voluntarismo em várias causas sociais e campanhas comunitárias, tais como a Campanha do Filipe Wolff. Lidia Souza fundou recentemente o New England Community Center em Stoughton, prestando serviços educacionais, culturais, sociais e de saúde à comunidade brasileira local.

Maria Moreira, MA, de Lancaster, Diretora Executiva da World Farmers e imigrante açoriana, foi presenteada com o prémio MAPS Álvaro Lima Empresa de Destaque. A World Farmers oferece, há vários anos, terra, apoio e assistência técnica a centenas de imigrantes, refugiados e pequenos agricultores de várias origens.

Do Couto, imigrante dos Açores, foi o Diretor Executivo da Cambridge Organization of Portuguese Americans (COPA) por vários anos, antes de sair a meados dos anos 80 para completar o seu mestrado e para exercer funções governamentais. Victor voltou em 1993 à liderança da COPA e supervisionou a fusão com a SPAL, que daria origem à MAPS.

“Foi o cumprir de um sonho e um dos melhores momentos da minha vida,” disse Do Couto, o primeiro Diretor Executivo da MAPS, durante sete anos, antes de sair para desempenhar outras funções. Victor do Couto voltou à MAPS em 2012 para servir, durante seis anos, na Diretoria da organização, e reformou-se no ano passado do cargo de Diretor do state Dept. of Transitional Assistance.

Bob Perry, ex-Presidente da Diretoria da MAPS e amigo de longa data de Do Couto, subiu ao palco para, com Manny Rogers, lhe entregar o prémio.

“Se perguntarem ao Victor qual é o seu maior feito, ele dirá que foi ter criado as raízes para o crescimento da MAPS, contratando e treinando funcionários, estabilizando e aumentando o financiamento e estabelecendo a infraestrutura que permitiu que a MAPS florescesse e crescesse,” disse Perry. “Numa conversa recente que tivemos, o Victor disse que se via como um ‘megalomaníaco com uma missão.’ Bem, Victor, esta noite podemos dizer, ‘Missão Cumprida!’” 

Joshua Fidalgo apresentou o prémio criado em homenagem ao seu falecido pai.

“A Dra. Pilgrim é bem conhecida na comunidade Cabo Verdeana como alguém que pesquisa os assuntos e causas que verdadeiramente interessam; sempre mostrou preocupação com a sua comunidade e trabalhou para melhorar as suas vidas,” disse Fidalgo. “Ela partilha o seu conhecimento e inspiração, em várias situações.”

A Dra. Pilgrim, bem como os restantes homenageados, agradeceu à sua família e a todos os que vieram antes de si pelos seus sacrifícios e contributos para a melhoria da vida dos imigrantes.

“Foi-me dado tanto, quando era uma jovem menina na comunidade Cabo Verdeana de Onset e WarehamI’, disse Pilgrim, acrescentando que espera que os jovens de hoje “nunca virem as costas às suas comunidades.”

Paul Coutinho, um dos cinco filhos do falecido Manny Coutinho, entregou o prémio de Voluntário de Destaque a Lidia Souza.

“Nos quase vinte anos corridos desde que emigrou do Rio de Janeiro, esta mulher dinâmica e carinhosa dedicou-se inteiramente às causas sociais e comunitárias, ao mesmo tempo que trabalhava a tempo inteiro, estudava e educava, com o marido, três crianças,” disse Coutinho.

Lidia Souza disse que esse amor e a caridade marcam o seu trabalho.

“Ser voluntária é uma das melhores coisas que você pode fazer,” disse Lidia, em Português.

Maria Moreira mostrou-se “verdadeiramente orgulhosa” por receber o prémio Álvaro Lima, apresentado pelo homenageado do ano passado, Rui Domingos, CEO da Naveo Credit, em representação da família Lima.

“Um empreendedora desde os seus vinte anos, a Maria foi produtora leiteira, diretora de Marketing em programas da Umass, e, acima de tudo, uma sábia e generosa mentora e professora,” salientou Domingos.

Moreira, que chegou aos Estados Unidos com a família com apenas 12 anos de idade, disse aos presentes que ajudar o próximo está no seguimento da sua filosofia de que “Tudo o que você faz, volta para si três vezes!”

“Os imigrantes nunca esquecem as suas origens,” disse Maria sobre o seu trabalho, num vídeo pré-gravado, um dos cinco vídeos sobre cada um dos homenageados exibidos durante o evento. “Tentamos sempre ajudar aqueles que acabaram de chegar,” salientou.

O Diretor Executivo Paulo Pinto e a Presidente da Diretora Paula Coutinho deram os parabéns a todos os homenageados e agradeceram a todos os funcionários da MAPS, membros da Diretoria, empresas patrocinadoras, parceiros media, anunciantes, doadores, convidados e artistas que contribuíram para o sucesso da Gala.

“Esta noite, celebramos os vários sucessos da nossa comunidade,” disse Pinto, referindo-se aos vários empresários e profissionais de sucesso presentes. “O vosso talento, motivação e paixão são imensos e as oportunidades não têm limite. O mesmo é verdade para os clientes da MAPS que lutam diariamente para vencer vários obstáculos e para alcançar vidas saudáveis e de sucesso – eles são as nossas maiores estrelas, e inspiram-nos diariamente.”

Os fundos angariados ajudam a MAPS a manter os vários serviços gratuitos que oferece à comunidade, nos seus seis escritórios em Boston, Lowell e Framingham. No ano passado, a organização serviu mais de 15 mil pessoas, e Paulo Pinto apresentou várias áreas de expansão de serviços, incluindo a defesa da comunidade de Terceira idade, assistência para a Cidadania, e outras.

“Nos primeiro três meses do ano assistimos a um aumento de cerca de 30% no número de pessoas que procuram assistência na candidatura à Cidadania Americana, para que possam votar nas eleições presidenciais que se aproximam e proteger o futuro das suas famílias,” disse Pinto. “É urgente que todos os que estejam em condições de votar o façam, em Novembro e em todas as eleições.”

Do tapete vermelho cercado de “paparazzi” à Cerimónia de Prémios, o evento de traje de gala foi uma noite festiva, pontuada por entretenimento do mundo lusófono. Os convidados, incluindo representantes governamentais, os cônsules em Boston do Brasil, Cabo Verde e Portugal, membros da “família alargada” da MAPS e apoiantes foram recebidos pelas batidas brasileiras do Grupo de Percussão Latin Roots. Bailarinos da Star Dance School foram aplaudidos efusivamente pelas suas atuações de Cha-cha-cha e Samba. Bailarinos da Associação Angolana Balumuka encerraram a cerimónia com muito Kizomba e Semba, abrindo caminho para a festa pós-cerimónia, no palco de dança, que contou com música a cargo do DJ angolano, DJ Loiro.

 Os músicos portugueses José Manuel Veloso e João Ferreira tocaram o saxofone e a concertina durante o cocktail de recepção, enquanto os presentes apreciavam a impressionante vista da baixa de Boston e licitavam no Leilão Silencioso, cujo item mais valioso era uma viagem para duas pessoas de ida e volta para o Brasil ou Panamá, cortesia da Copa Airlines.

Os convidados compraram também Rifas da Gala, sorteadas no fim da cerimónia, cujos prémios incluíam férias para duas pessoas em Portugal, doadas pela Azores Airlines e Bensaude Hotels, e puderam saborear, no foyer do Royal Sonesta, o delicioso espresso oferecido pelos Patrocinadores Diamante, os franqueados Dunkin’ Donuts Apres, Cafua, Couto e Riverside Management Groups. Os vencedores da Rifa da Gala estão anunciados no website da MAPS em http://www.maps-inc.org/PT/events/annual-gala/2016-gala/raffle/.

O Presidente do Apres Management Group, Dinart Serpa, deu as boas-vindas aos convidados, em representação dos Patrocinadores Diamante, e mostrou-se entusiasmado por integrar, pela primeira vez, este grupo de patrocinadores.

 “Sabemos que não é fácil manter uma organização sem fins lucrativos ao longo destes anos, oferencendo tantos serviços gratuitos à comunidade,” disse Serpa, “e por isso estamos verdadeiramente contentes pela oportunidade de juntar esforços com as famílias Cafua, Couto, Carvalho e Rodrigues para assumir o mais alto patrocínio da Gala de 2016 da MAPS, e queremos convidar outras empresas de sucesso a fazerem o mesmo no próximo ano!”

A Gala de 2016 da MAPS recebeu também o apoio do Patrocinador Platina, Tufts Health Plan, Patrocinadores Ouro Cambridge Health Alliance e Naveo Credit Union, Patrocinador Prata East Cambridge Savings Bank, e cinco Patrocinadores Bronze: Accutronics Inc., Cambridge Printing Company, Neighborhood Health Plan, S&F Concrete Contractors Inc., e St. Elizabeth’s Medical Center. 

Fedra Ferro, Senior Community Relations Representative na Tufts Health Plan, disse aos presentes que patrocinar a gala “não foi uma decisão difícil” porque ambas organizações partilham tantos objetivos.

“Quer a MAPS como o Tufts Health Plan trabalham arduamente para o bem-estar das várias famílias e indivíduos que servimos, de várias idades, etnias e circunstâncias,” disse Ferro. “O Tufts Health Plan é líder na discussão pública sobre saúde, prevenção, bem-estar e acessibilidade aos cuidados de saúde.”

Apresentando o espetáculo no palco estiveram duas ex-funcionárias da MAPS - Vanessa Costa Dos Santos, atualmente funcionária no departamento financeiro da Cambridge Health Alliance, e Edna Monteiro Leith, MA, MS, educadora na Cambridge Rindge & Latin High School. Paulo Pinto e Paula Coutinho presentearam as apresentadores, bem como as presidentes da Gala, a secretária da Diretoria da MAPS Patrícia de Oliveira e a Diretora dos Serviços de Educação e Prevenção sobre HIV/DST da MAPS, Milena Mello, MS., com um elegante ramos de flores. Mello impressionou também os convidados com a sua dança com a Star Dance School!

Durante o evento houve também tempo para um vídeo “In Memoriam” que recordou os falecimentos recentes de António Fontes, antigo Diretor Executivo da COPA; Jack Hamilton, Diretor Executivo da Community Action Agency of Somerville; Elisabeth Traumann, da Cambridge Health Alliance; e Miryam Wiley, jornalista e membro do Grupo Mulher Brasileira. Paulo Pinto ofereceu também as condolências à família Couto pela perda recente de Manuela (Couto) Teixeira e do seu marido Franklin Teixeira, de Whitman, num trágico acidente de automóvel causado pela queda de uma árvore, na semana que antecedeu a Gala.

As fotografias da Gala, da autoria do SCky Art Studios, vídeos e outra informação podem ser vistos no website da organização em www.maps-inc.org. A comunidade está também convidada para a Gala do ano que vem, que terá lugar no Royal Sonesta Boston Hotel, em Cambridge, no dia 29 de abril de 2017.

Fonte: Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS)

Top News