Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/05/2016 as 5:00pm

A prática de atividades físicas reduz o risco de 13 tipos de câncer, revela estudo feito por Associação Médica Americana

Educadores físicos da nossa comunidade brasileira comentam os benefícios relatados em estudo

Que a pratica regular de exercícios físicos traz diversos benefícios para nossa saúde, disso ninguém duvida, mas de acordo com um estudo publicado na última segunda-feira pela revista da Associação Medica Americana (JAMA), os benefícios vão muito além, auxiliando, consideravelmente, o risco de desenvolver 13 tipos de câncer.

Segundo a publicação, estima-se que 51% dos adultos nos Estados Unidos e 31% no mundo não fazem o mínimo de exercício físico recomendado para estar em boas condições de saúde. Nem mesmo atividades simples como as atividades simples, que não necessitam nem mesmo de academias para serem executadas, tais como: caminhar, correr, nadar ou pedalar, em um ritmo que pode ir de pausado a intenso durante pelo menos duas horas e meia por semana.

Para dar embasamento ao estudo, os autores trabalharam com dados provenientes de 1,44 milhão de pessoas de entre 19 e 98 anos nos Estados Unidos e Europa. Os participantes foram acompanhados durante em média 11 anos, período durante o qual 187.000 novos casos de câncer foram diagnosticados.

O estudo confirmou a relação, já comprovada por estudos anteriores, entre atividade física e redução do risco de câncer de cólon, de mama e de endométrio e também revelou este vínculo em outros dez tipos da doença. Os pesquisadores quantificaram, ainda, a redução do risco para os seguintes tipos de câncer: esôfago (-42%), fígado (-27%), pulmão (-26%), rim (-23%), estômago (-22%), endométrio (-21%), sangue (-20%), cólon (-16%) e mama (-10%), entre outros.

Profissionais da área de Educação Física da nossa comunidade brasileira, comentaram o estudo e os benefícios da pratica de atividade física para quem quer manter um estilo de vida saudável.

Para o paulistano e Personal Trainer Rafael Victorello, 28 anos, morador da cidade de Marlborough e com experiência de 10 anos na área, a atividade física sempre foi uma das melhores formas de manter a saúde e prevenir doenças. “Nosso corpo é uma máquina criada detalhadamente por Deus e com o tal, tem que ser usado, estar em movimento para não enferrujar. A pratica regular de atividades físicas, principalmente quando acompanhada por um profissional, auxilia na prevenção de diversas doenças, entre elas o câncer, pois acelera a frequência cardíaca, ajuda a regular a pressão sanguínea, melhora a respiração, o desempenho sexual, o sistema digestivo, enfim, são muitos os benefícios”, afirma o educador físico, graduado no Brasil.

A Personal Trainer mineira, de 21 anos Izabel Brito, moradora da cidade de Milford, afirma que os exercícios físicos têm relação direta não só com a boa forma, mas também com a saúde. “A atividade física regular aliada a alimentação saudável, proporciona diversos benefícios: ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue e normaliza os níveis de insulina, ajuda a manter o peso saudável, reduzindo assim o risco de desenvolver câncer e outras doenças”, relata.

Para o paulistano, professor de Artes Marciais e morador de Pittsburgh (Pennsylvania), Rafael Hidalgo, de 28 anos, o resultado desse estudo não é novidade. “Não é de hoje que estudos comprovam os benefícios da atividade física, desde a melhora na coordenação motora até a prevenção de doenças cardíacas. Esse estudo mostra o quanto o nosso estilo de vida se torna cada vez mais mortal. A má alimentação aliada ao sedentarismo, acaba se tornando um dos maiores problemas atuais da humanidade. Hoje em dia temos tantas opções de classes, exercícios funcionais e lutas, que você tem a liberdade de encontrar algo que se encaixe com a sua personalidade”, relata Rafael.

Fonte: Thais Partamian Victorello

Top News