Publicado em 6/06/2016 as 8:00am

Marcela Assunção: de faxineira a professora de Português em universidade americana

Brasileira que resolveu mudar de vida e se dedicar aos estudos, foi convidada a dar aulas de Português na Rutgers University

Após 16 anos morando na America, aos 33 anos de idade a brasileira Marcela Assunção, natural de Divinolandia (MG) e moradora de Elizabeth em New Jersey, viu sua vida mudar. Ela que já lavou pratos, foi faxineira e supervisora de um banco, resolveu mudar de vida: largou o trabalho no banco para se dedicar em tempo integral aos estudos. Após seis anos de muita dedicação, no último dia 15 de maio ela se formou em “Latin American Studies e Portuguese” na Rutgers University, em New Brunswick (NJ) e ao finalizar sua graduação, foi convidada a dar aulas de Português na mesma universidade em que se formou. “Optei pelo Português como meu segundo major e com o meu currículo, minha professora me indicou para o departamento onde fui aceita”, conta.

O curso de Português da Rutgers University é de nível superior, tendo como um dos objetivos, promover a língua portuguesa entre a comunidade brasileira, espana e outras nacionalidades que querem aprender a língua em nível acadêmico. “Ensinarei nos cursos de nível básico, mas a universidade já oferece cursos de português em nível avançado, onde a cultura, a religião e a literatura dos povos que falam a língua são discutidos”, conta Marcela. “Queremos que o Português seja tão importante quanto o Espanhol”, afirma. 

Feliz com a conquista pessoal e profissional de lecionar português em uma universidade americana, Marcela já faz planos para quando estiver em sala de aula, dessa vez como professora. “Quero ter muitos alunos. Isso irá ajudar até nos negócios do Ironboun, que é uma comunidade, tipo um bairro de Newark, onde há uma grande concentração de portugueses, brasileiros e espanos. Pretendo levar meus alunos, pelo menos uma vez por semana, a essa comunidade. Quero levá-los no forró, a restaurantes e também trazer grupos de capoeira, samba e danças culturais portuguesas”, planeja a brasileira.

Para mais informações sobre o curso, acesse o site da universidade: http://newbrunswick.rutgers.edu/ ou ainda o site direto do curso http://span-port.rutgers.edu ou envie um e-mail para tchela2000@aol.com

Fonte: Thais Partamian Victorello