Publicado em 19/06/2016 as 10:00am

Estudante brasileira ganha prêmio por promover solidariedade entre jovens

Residente em Leominster (Massachusetts), a brasileira tem feito a diferença na vida das pessoas, criando um empreendimento

Pela sua dedicação e compromisso em servir os outros, a estudante da Mount Wachusett Community Colege, Rafaela Lopes, foi presenteada com o “Campus Compact's National 2016 Newman Civic Fellows Award”. Residente em Leominster (Massachusetts), a brasileira tem feito a diferença na vida das pessoas, criando um empreendimento

O residente Leominster se inspirou para fazer a diferença nas vidas de outras pessoas, criando um empreendimento social, de gerência juventude que ajuda os jovens a experimentar ou perto de falta de moradia, como ela tinha experimentado como uma criança no Brasil antes de se mudar para Massachusetts, há sete anos.

"Rafaela fez contribuições significativas para a nossa comunidade local e mesmo na sua idade jovem, ela realmente se destaca como uma líder inspiradora e merecedora do reconhecimento", disse o presidente da MWCC, Daniel M. Asquino. "Estamos muito orgulhosos dela pelo seu espírito de generosidade e felizes porque ela é a quarta aluna do MWCC, consecutivamente, que recebe este prestigiado prêmio", continuou.

Campus Compact's é uma coalizão nacional com cerca de 1.100 presidentes de faculdades e universidades que estão empenhados em cumprir os propósitos cívicos do ensino superior para melhorar a vida da comunidade e para educar os estudantes a ter responsabilidade cívica e social. O prêmio homenageia o falecido Frank Newman, um dos fundadores da Campus Compact, que foi um incansável defensor para o engajamento cívico do ensino superior.

Lopes ganhou seu diploma de ensino da high school nesta primavera e vai completar o seu grau de associado em Artes Liberais e Ciências neste outono. Depois disso, ela planeja transferir-se para conseguir o bacharelado e em seguida, inscrever-se no curso de odontologia. "Acredito que ajudar os outros é a missão da minha vida. Eu tento que dar exemplo, na esperança de que um ato do bem possa produzir outro, por sua vez, gerando uma corrente de bondade", disse ela.

Nos últimos três anos, Lopes tem estado ativamente envolvido no programa United Way Youth Venture, que é co-patrocinado pela MWCC, a United Way of North Central Massachusetts e Ashoka Young Ventura. Ela criou um empreendimento social que começou a fazer a diferença quando ela tinha apenas 15 anos. Desde então, levou a sua equipe a cumprir a missão para ajudar a comunidade local, oferecendo festas de aniversário regulares para crianças desabrigadas e voluntariado para a Habitat for Humanity of North Central Massachusetts.

O ponto culminante do seu sonho aconteceu em fevereiro, quando ela organizou uma viagem com estudantes para uma aldeia rural no Haiti, onde realizou uma semana de serviços a um centro de saúde e nutrição. Lopes foi fundamental na angariação de milhares de dólares e recolhendo 14 malas cheias de suprimentos antes da viagem.

A brasileira está em processo de organizar outra viagem de grupo para o Haiti no próximo inverno. Lopes também está envolvida ativamente com a equipe UWYV team Friends of Rachel's Challenge da Leominster High School e com o clube ALANA do MWCC. "Com ambas as organizações eu fui capaz de servir e apoiar a comunidade, compartilhando positividade e amizade. Eu pretendo continuar a liderar este serviço e inspirar meus colegas para me ajudar a fazer a diferença com o voluntariado, seja com famílias desabrigadas ou em regiões de pobreza extrema", finalizou.

Fonte: braziliantimes.com