Publicado em 29/06/2016 as 8:00am

L.A.P.S oferece avaliação física gratuita em Newark

O Latin American Psychological Support Center localizado em Newark-NJ realizará na próxima quarta-feira, 29 de junho, avaliação física gratuita.

Com intuito de promover uma vida mais saudável e com orientação especializada o L.A.P.S, sob a orientação do profissional Christiano Papi, oferece gratuitamente aos moradores de Newark e região, uma avaliação física para que as pessoas saibam exatamente seu índice de gordura e sua condição física atual.

Formado em Educação Física no Brasil e Especialista em Fisiologia do Exercício com foco em Psicologia Esportiva - sobre autoimagem e autoeficácia competitiva e Sistema Neuro-Endócrino Humano, o jovem Christiano Papi, que há um ano faz parte do L.A.P.S, é o responsável pelo atendimento da comunidade. “Lá ofertamos orientação nutricional e orientação de exercícios a serem realizados visando a promoção da saúde, tudo isso baseado na avaliações físicas feitas por uma máquina chamada Bioimpendância, que apresenta várias características como: % de gordura, % massa magra, Idade Biológica, Gordura Visceral, Metabolismo Basal etc.”, explica o profissional.

O horário de atendimento é das 19h00 às 20h00 e ele aconselha que quem deseja fazer o procedimento vá com roupas confortáveis, como as utilizadas para prática de exercício físico.

Além da avaliação eles também oferecem outros programas de exercícios alguns gratuitos e outros com custo bem reduzido como Pilates, Meditação, alongamento. “Ensinamos também automassagem, exercícios de descompressão da coluna – para aqueles que tem dores nas costas, acometidas por qualquer tipo de lesão”, explica Christiano.

Braço do Seara do Bem, o Latin American Psychological Support Center está localizado no 86 Monroe Street em Newark.

Profissional de Educação Física fala sobre riscos de exercícios e dietas feitas sem orientação adequada

Formado em Educação Física no Brasil e Especialista em Fisiologia do Exercício com foco em Psicologia Esportiva - sobre autoimagem e autoeficácia competitiva e Sistema Neuro-Endócrino Humano, o jovem Christiano Papi nos conceceu uma entrevista exclusiva falando sobre a importância da avaliação física, os efeitos de algumas dietas e como o corpo reage ao emagrecimento rápido.

O Professor de Educação Física, que atende gratuitamente na Latin American Psychological Support Center localizado no Ironbound, em Newark-NJ, explica que antes de iniciar qualquer atividade física ou dieta é sempre recomendado que a pessoa faça a avaliação física. “Cada corpo tem sua individualidade e restrição, e a avaliação poderá indicar quais os melhores caminhos e métodos para atingir o objetivo desejado, podendo ser perder peso, ganhar massa muscular ou apenas regular taxa de glicose, colesterol e vitaminas. O processo é bem simples, é verificado através de uma máquina, % de gordura, % de massa muscular, idade biológica, metabolismo entre outros, o que me dará uma base para os cálculos de proteínas, gorduras e carboidratos necessários para o consumo diário, sobre os objetivos apresentados, assim como também é feito uma avaliação articular, para identificar possíveis, desvios posturais ou possíveis características que poderão acarretar problemas durante a vida ou durante a atividade física”, explica o profissional.

Para quem deseja o atendimento através do L.A.P.S, que está situado no 86 da Monroe Street em Newark, essa avaliação é gratuita, basta verificar no calendário qual data o profissional estará disponível na sede do L.A.P.S, geralmente são as segundas quartas-feiras do mês, das 19h00 às 20:00. Os que desejam atendimento profissional particular pagam a taxa de $60 (dólares), “Neste último caso está incluso, avaliação, planilha de resultados, sugestões e adequações de hábitos alimentares, assim como dieta e lista de exercícios físicos, que serão ajustados todos os meses, mediante uma reavaliação que é sempre gratuita”, informa.

Confira um pouco mais da entrevista que tivemos com o profissional:

A partir da avaliação qual procedimento é realizado para o início das atividades?

E enviado uma planilha com todos os resultados, e adequações nutricionais, assim como lista de exercícios, que poderão ser sugeridos para serem feitos ao ar livre, de forma autônoma e/ ou na academia.

Quais os riscos de quem não faz a avaliação e apenas inicia uma “dieta da moda” ou exercícios físicos?

Quem não faz avaliação, poderá estar se inserindo em situações de risco, pois ao iniciar uma dieta e/ou um exercício físico sem orientação, terá maiores chances de ter uma lesão e até mesmo não chegar no objetivo almejado, e ainda poderá estar provocando danos em seu sistema biológico, que irão surgir a médio prazo, como é o caso das mulheres que não sabem que existe uma adequação óssea chamada angulo "V", que ocorre devido ao quadril ser mais largo o que faz com que os joelhos se orientem para dentro (medialização dos joelhos), fazendo um angulo em forma de V, e que se não for levado em consideração durante o exercício, principalmente durante agachamentos, gerará um desgaste na cartilagem dos joelhos (condromalacea), gerando por sua vez artrose. E quanto as dietas, podem acarretar do mesmo jeito danos, como é o caso das pessoas que usam das dietas que cortam totalmente o carboidrato, sem saber que o cérebro vive apenas de glicose e se não souber administrar de forma adequada uma dieta com baixo índice de carboidratos, gerará corpos cetônicos, pois a gordura só é consumida na presença de carboidratos ou ainda as pessoas que vivem somente de sopa, e não consomem quantidades adequadas de proteínas, sendo que estas são as responsáveis pela construção, manutenção e transporte de algumas substâncias em nosso organismo e sem a quantidade adequada, geramos destruição celular, cansaço, má regeneração do corpo entre outros.

A orientação para as atividades físicas diminuem o efeito “sanfona”?

O efeito sanfona, está mais ligado com hábitos nutricionais inconstantes e exagerados, pois as pessoas iniciam, exercícios e dietas, e as fazem por algumas semanas, desistem, reiniciam, isso acarreta o efeito sanfona, mas é claro regularidade dos exercícios, auxiliará para uma diminuição deste quadro, pois até mesmo caso você se dedique no exercício, automaticamente você irá se educar na alimentação

Muitas pessoas quando iniciam uma dieta acabam engordando tudo de novo e ganhando uns quilinhos extra. Como isso ocorre?

A gordura é um macro nutriente, muito importante para nosso corpo, já que é através dela que é sintetizado alguns hormônios, é ela que faz equilíbrio térmico do corpo, por isso que as baleias suportam o frio do ártico, devido a espessa camada de gordura, a gordura também faz absorvição de impacto é dela que obtemos a melhor forma de armazenamento energético, e sendo assim a nossa poupança e como sabemos a poupança é o último lugar que utilizamos em determinadas circunstâncias, mas também é o primeiro lugar que enviamos para proteção de nosso patrimônio. Dessa maneira posso afirmar, que o corpo humano, não quer perder esse tesouro, por isso o cérebro tem inúmeros mecanismos para proteger a utilização dessa poupança, como por exemplo: iniciamos exercício aumenta a fome, aumenta a vontade consumir coisas calóricas, sua percepção e o paladar ficam mais intensos, ao invés de se utilizar gordura, prioriza o carboidrato dos músculos, perdendo massa muscular, diminuir o metabolismo, dando mais cansaço, evitando o gasto de energia, tudo isso já ocorre quando perdermos 150 gramas de gordura, quem diria 1 kilo, sendo assim o corpo busca intensamente voltar ao peso original e como compensação ele acaba armazenando ainda mais, como uma precaução, para uma nova tentativa ou circunstância que levaria a perda do peso. Então para que se consiga emagrecer com saúde, é necessário emagrecer cerca de 800 gramas semanais, aliado a uma boa dieta e exercícios regulares, e permanecer no peso conquistado por cerca de 4 meses, para que o cérebro aceite a nova condição e reprograme o peso adequado para o peso conquistado.

Fonte: Marisa Abel