Publicado em 11/07/2016 as 8:00pm

MEC banca capacitação de professores nos EUA

Ao se inscrever, o professor deve apresentar uma carta com os motivos para que participe do programa

O Ministério da Educação está fazendo uma chamada pública para capacitação de professores de inglês brasileiros nos Estados Unidos. As inscrições para as 76 vagas vão até 15 de julho.

A capacitação pode durar até oito semanas e será realizada, entre julho e agosto deste ano, em instituições vinculadas à Universidade Comunitária da Virgínia do Norte (Northern Virgínia Community College), dos Estados Unidos.

O projeto faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Quem pode

Serão aceitas as inscrições de professores de inglês em efetivo exercício em institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas técnicas vinculadas a universidades federais e no Colégio Pedro II.

O candidato deve ter nota mínima no exame Toefl (test of english as a foreign language), além de proficiência em língua inglesa. Estarão impedidos de se inscrever aqueles que recebem ou receberam bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa.

Como se inscrever

Ao se inscrever pelo site da Capes (https://goo.gl/DtU9kl), o professor deve apresentar uma carta com os motivos para que participe do programa, bem como explicar a aplicação dos conhecimentos na volta ao País em sua instituição de origem.

Para os alunos

Estudantes dos cursos técnicos de nível médio das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica podem fazer gratuitamente o test of english for international communication (Toeic Bridge) para certificação de proficiência em língua inglesa. Os estudantes devem comunicar o interesse aos professores de língua inglesa das unidades da rede até o dia 29 de julho próximo.

O Toeic é referência para avaliar a capacidade de compreensão e expressão de um estrangeiro em língua inglesa em atividades do dia a dia, principalmente em situações voltadas para o mercado de trabalho, fator que o diferencia de outros testes de proficiência.

Fonte: braziliantimes.com