Publicado em 15/07/2016 as 4:00pm

Brasileira quase cai no golpe do IRS em NH

Fernanda não se intimidou com as ameaças e imediatamente ligou para o contador, que a tranquilizou

Conforme o Brazilian Times já alertou anteriormente, a comunidade vem sendo alvo de diversos tipos de golpes. Um deles é o do imposto de renda. A redação recebeu uma informação de que na sexta-feira da semana anterior, dia 08, a brasileira Fernanda Pinheiro, residente em Merrimack (New Hampshire), recebeu um telefonema e a pessoa se identificou como agente do IRS (agência que cuida dos impostos).

Esta pessoa disse que a brasileira tinha um débito de US$ 3.475.00 em seus registros e que deveria ser pago imediatamente, caso contrário, ela corria o risco de ser presa, até ter bens confiscados e a conta corrente bloqueada.

Segundo Fernanda, o golpista tinha muitas informações a respeito dela, porém o que a fez desconfiar foi que a atendente não estava segura do endereço. “Eu respondi que não tinha conhecimento dos débitos citados, uma vez que seus impostos estão em dia”, fala ressaltando que a suposta atendente afirmou que já havia enviado várias cartas a brasileira e que pelo fato dela não ter respondido, o departamento a incumbiu de fazer a cobrança.

Fernanda achou estranho porque, como todos sabem o IRS não liga para ninguém, somente envia cartas. A brasileira, então, pediu para que a pessoa voltasse a ligar outra hora porque iria consultar seu contador (Hélio da Gamma).

O golpista, que parecia realmente estar em um escritório de cobrança (call center) devido a barulho de pessoas conversando e atendendo outra linha, a tratou com grosseria e fez ameaças dizendo que se ela não efetuasse o pagamento de imediato através de cartão de crédito ou débito, ela iria receber sanções do IRS.

Fernanda não se intimidou com as ameaças e imediatamente ligou para o contador, que a tranquilizou, dizendo que ela está em dia com o IRS e que segundo noticiário, um grupo de pessoas já caíram neste tipo de golpe, que parece ser oriundo a África. “Conversei com o contador Hélio que me disse que a comunidade deve ser alertada para não se tornar vítima destes golpistas”, afirmou.

Segundo Helio, “ninguém recebe chamadas do por telefone do IRS”. Ele orientou as pessoas para fazer como Fernanda Pinheiro, que ligou imediatamente para o seu contador antes de tomar qualquer iniciativa. “Não se intimide, nem faça nenhum pagamento com seu cartão“, finalizou.

Fonte: Cosme Neles