Publicado em 27/07/2016 as 6:00pm

Praticutucá: programa infantil em português é destaque e ganha prêmio em NY

Projeto educativo é produzido em Somerville e transmitido através de canal no YouTube e na SCA TV

Com apoio do Conselho de Artes da cidade de Somerville (MA) e da SCA TV, Rejane de Musis, moradora de Everett (MA) e Adriana Fernandes, moradora de Medford (MA), são as idealizadoras, produtoras e coordenadoras do “Praticutucá”: um ousado projeto infantil, nos moldes dos programas educacionais infantis da TV Cultura, sucesso no Brasil nos anos 90.

O Praticutucá é um programa de TV infantil em português, produzido na cidade de Somerville, realizado por e para herdeiros da língua portuguesa que moram fora do Brasil. Com didática e linguagem desenvolvida especialmente para interagir com o universo infantil, de forma muito lúdica, o projeto dialoga com as crianças, explicando o mundo e resgatando a cultura brasileira através da música, das artes visuais e da literatura. O programa se destaca pela excelência do conteúdo e produção.

Segundo Rejane de Musis, o projeto tem como público alvo crianças de todas as idades. “No caso dos programas, nosso público alvo são as crianças de todas as idades. Na assessoria, pessoas que se propõe a ensinar português profissionalmente ou experimentalmente”, afirma. Em pouco mais de um mês que o projeto iniciou, as idealizadoras já comemoram que entre as 13 crianças que participam atualmente do programa, já houve melhora na pronuncia do português, sendo que algumas delas nem falavam a idioma.

O projeto nasceu em Cuiabá (MT), cidade natal de Rejane, no intuito de levar a obra de grandes compositores para perto das crianças de lá. “Aqui nos Estados Unidos o Praticutucá se transformou, como uma borboleta, e agora é um projeto ensino de português como língua de herança, incluindo um programa de TV e assessoria pedagógica, cujo o objetivo e reforçar o vínculo de crianças nascidas fora do Brasil ou que vieram para cá muito pequenas mas filhas de brasileiros, com o idioma português”, relata Rejane.

O programa de TV, que é transmitido através do canal do projeto no YouTube e também pela SCA TV desde o mês passado, já é sucesso entre a comunidade brasileira, tanto que ganhou um prêmio da organização Brasil em Mente, na New York University. “Ficamos muito honradas com a premiação, pois no primeiro ano de realização ganhamos o prêmio de melhor projeto de ensino de Português como língua de herança”, finaliza Rejane de Musis.

Fonte: Thais Partamian Victorello

Top News