Publicado em 10/08/2016 as 9:00am

Vanda Colett completa 35 anos de dedicação ao ministério Infantil nas igrejas brasileiras dos EUA

Pedagoga relembra sua brilhante trajetória e dá preciosos conselhos aos pais brasileiros

Completando 35 anos de dedicação as crianças, a pedagoga cearense Vanda Araujo Souza Colett, tem muita história para contar nesses anos todos que tem de experiência como professora de Escola Bíblica Dominical.

Em meados dos anos 70 a pedagoga se converteu ao cristianismo, mudou-se para o Rio de Janeiro e quis se especializar para dar aulas para crianças nas igrejas, foi quando ela fez um curso pela APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças), na igreja Batista mais antiga do Rio de Janeiro. Assim que se formou, ela chegou a ministrar crianças no subúrbio do Rio. “Dei aulas para crianças carentes na favela da Rocinha... Cheguei a dar aulas em locais que eram esconderijos de bandidos na Cidade de Deus”, relembra a pedagoga.

Como sempre gostou de estudar, ainda quando morava no Rio, ela fez curso de artes na Escola de Belas Artes e logo depois chegou abrir um estúdio em Copacabana.

Vanda chegou em Boston em 1989 para visitar sua irmã e, como muitos brasileiros, acabou ficando. “Quando cheguei aqui, existiam só duas igrejas brasileiras: uma Assembleia de Deus e uma Presbiteriana”, conta.

A brasileira começou a usar suas habilidades artísticas e seu vasto conhecimento bíblico, em prol das crianças das igrejas locais que foram surgindo com a chegada de mais brasileiros no estado de Massachusetts. Mas a brasileira queria mais, tinha sede de conhecer mais sobre teologia para poder passar o conhecimento aos pequeninos. Foi quando ela resolveu voltar para sala de aula e cursar teologia. “Estudei por mais 4 anos e me formei em Bacharel de Teologia em Marlborough”, relata a teóloga. Após formada, Vanda passou a percorrer as igrejas para levar seus ensinamentos. Entre as diversas igrejas as quais desenvolveu trabalhos com as crianças, ela esteve n a Igreja Batista Vida Nova, em Medford (MA), deu cursos em uma Assembleia de Deus na Califórnia, foi para Maryland e também para Florida. “Passei por muitas igrejas...Hoje fico muito feliz em ver os frutos que foram semeados nesses anos todos de dedicação”, conta emocionada. Em 2001 Vanda foi consagrada missionaria na Igreja Pentecostal de Salen e em 2002 ela concluiu o curso de especialização e formação de educadores cristãos.

Em seu extenso currículo, a pedagoga também recebeu convites para escrever contos infantis em uma revista. “Criei diversas histórias com o personagem Lelo. Um menino aplicado que fazia diversas atividades”. Vanda ainda pensa em transformar as aventuras do personagem que criou em um livro. “Ainda penso em escrever um livro com Lelo e suas atividades. As histórias e desenhos são de minha autoria”, relata.

Com tantos anos de experiência na área de pedagogia, teologia, artes e também em capelania, após ministrar centenas de crianças nascidas aqui ou vindas ainda muito pequenas do Brasil, ela tem preciosos conselhos para dar as mamães brasileiras de hoje.

“É muito importante que vocês mantenham o português como idioma dentro de casa. Incentivem os seus filhos a falarem português.... Incentivem suas igrejas a ministrarem seus filhos em português. Isso é muito importante! O Inglês eles já irão aprender naturalmente na escola... Aproximem seus filhos a língua materna e evitem problemas de comunicação entre vocês futuramente”, afirma a teóloga.

Outro alerta que Vanda faz e quanto ao uso de eletroeletrônicos de forma demasiada. “Não deixem seus filhos expostos aos videogames e demais aparelhos eletrônicos o dia todo... Imponham horário... Deixe as crianças manusearem papel, caneta, lápis de cor... Os jogos violentos estão acabando com a mente das crianças! ”

Vanda agradece aos pastores que abriram as portas de suas igrejas para que ela pudesse ministrar as crianças. “Quero agradecer a todos os pastores que me apoiaram neste trabalho durante todos esses anos. ”

Para convites para ministrar em igrejas e palestras, ligue (857) 251 5810.

Fonte: Thais Partamian Victorello

Top News