Publicado em 12/08/2016 as 8:00pm

Morador de favela no Rio é aprovado em duas universidades dos EUA

Aos 19 anos de idade, o estudante Lucas Bernardo mostra que é possível se dedicar aos estudos e ver seu futuro mudado através do conhecimento

Aos 19 anos de idade, o estudante carioca Lucas Bernardo Furtado, morador da favela da Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro, está radiante. O estudante, que concluiu o ensino médio técnico no Instituto Federal do Rio de Janeiro e sempre teve o apoio dos pais, foi aprovado em duas universidades americanas, a pública Colorado State University e a Univesity Of Kentucky.

Lucas teve aulas em um centro social que ministrava conteúdo interdisciplinar como artes e esportes, depois foi bolsista em colégios particulares, até conseguir a vaga no IFRJ. Há um ano, o jovem participou de uma semana de workshops promovido por uma fundação com dicas sobre como se candidatar a uma vaga em universidades americanas. "Entendi o processo, pelo passo a passo, e estudei em cinco meses o que, em geral, se estuda em dois anos", contou.

Aprovado nas duas universidades, o jovem, de origem muito humilde, pensa em escolher a Colorado State University, onde deve iniciar os estudos a partir de agosto de 2017. “Pedi um ano para eles porque tenho alguns projetos com jovens na minha cidade e quero tocar isso até lá, ver o que mais aparece nesse período e decidir", afirmou Somente após dois anos de curso ele deva decidir que área deseja seguir. "Quero algo entre engenharia química, nanotecnologia ou engenharia mecânica, mas escolherei isso com o tempo".

Lucas deixa o seu conselho para estudantes, que assim como ele, desejam conseguir “um lugar ao sol” em uma boa universidade. “A trajetória de qualquer um é cheia de altos e baixos; não é por causa dos baixos que a gente precisa desistir", ensina.

Fonte: Thais Partamian Victorello

Top News