Publicado em 17/08/2016 as 9:00pm

OS "CALANGOS" de DIDA MURTA são destaque na ARTBRAZIL 2016

A influência das luzes e cores de sua infância estão vivamente presentes em sua série "Calangos"

É com a sua aclamada série de "Calangos" que o artista baiano DIDA MURTA (Carlos Murta de Oliveira Filho), participa pela primeira vez da ArtBRAZIL, de 8 a 29 de setembro, no ArtServe em Fort Lauderdale (1350 E. Sunrise Boulevard, Fort Lauderdale, FL 33304). Em sua quarta edição anual, o ARTBRAZIL é considerado a maior exposição anual de arte contemporânea brasileira nos Estados Unidos.

DIDA MURTA nasceu em Serrinha, uma pequena cidade do Estado da Bahia, na planície do Sertão nordestino do Brasil. Ele veio de uma terra açodada por constantes secas e marcada por imagens fortes de resistência e desafios.

Desde muito pequeno, lápis, canetas e pincéis eram seus brinquedos favoritos. Seu potencial artístico era tão óbvio, que sua mãe e melhor amiga o apoiou inquestionavelmente.

A influência das luzes e cores de sua infância estão vivamente presentes em sua série "Calangos". Essas criaturas são também poderosos símbolos da vida selvagem no Brasil e foi a habilidade mimética de calangos e lagartixas que inspirou esta série de trabalhos do artista baiano.

Autodidata, DIDA MURTA iniciou sua carreira profissional em 1980, já com uma histórica e bem sucedida exposição individual na renomada Galeria ICBA, em Salvador. Já naquele momento, era perceptível que ele mimetizava as fortes influências de mestres como Erté, Dali, Miró e Gaudi. Desde então, tem sido premiado e reconhecido, apesar do fato de viver e produzir sua arte muito afastado dos tradicionais circuitos do mundo das artes.

Vivendo em Lençóis - cidade baiana secular aos pés da Chapada Diamantina, um dos mais espetaculares santuários ecológicos do planeta - DIDA MURTA é completamente conectado e comprometido com a Natureza. Sua série de "Calangos" traduz, através da arte milenar do "Bico de Pena", a colorida e fascinante jornada de sua arte em simbiose com a Natureza.

Mais informações sobre DIDA MURTA - didamurta.us

Mais informações sobre o ARTBRAZIL 2016 - artbrazil2016.com

Fonte: Da redação