Publicado em 26/08/2016 as 10:00am

Após dois meses em coma, brasileiro morre em Atlanta

Devido as complicações pulmonares, decorrentes de uma leucemia, Handel permanecia internado e respirando por aparelhos

Quase dois meses internado em um hospital em Atlanta (Georgia) e lutando pela vida, após ter tido serias complicações no pulmão decorrentes de uma leucemia, o brasileiro Handel Fabiano Castro, 40 anos, natural de Goiânia, não resistiu e faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 24.

Evellyn Roblero, irmã do brasileiro, conta que o diagnóstico de leucemia foi descoberto no início do ano e pegou a todos de surpresa. “Tudo aconteceu muito rápido. Ele descobriu a doença em janeiro, em fevereiro o segundo filho dele nasceu”, conta a irmã.

Mesmo permanecendo em coma e respirando através de aparelhos, a família ainda tinha esperança de que ele pudesse se recuperar. “É muito difícil. Recebemos a ligação do hospital de madrugada, pedindo para irmos para lá o mais rápido possível. Foi só o tempo da minha mãe chegar para ele ir”, relata a irmã emocionada.

Handel era muito querido pela comunidade brasileira de Atlanta. A irmã, juntamente com os amigos de Handel, pretende se juntar a Fundação Icla da Silva, para fortalecer e conscientizar a comunidade sobre a importância do registro para doação de medula óssea. Desde a semana passada Evellyn estava em contato com Roosevelt, da Fundação Icla da Silva, que entre outras regiões, também dá suporte a área de Atlanta, organizando um evento para instruir e registrar novos possíveis doadores.

A conscientização da importância de se tornar um doador de medula óssea é muito importante, pois a cada três minutos uma pessoa é diagnosticada com alguma enfermidade no sangue. “A medicina, para essas pessoas, não pode ser comprada está dentro de cada um de nós. Elas necessitam da solidariedade de um possível doador de medula óssea. Ajude a salvar uma vida, organize uma campanha. Seja um possível doador de medula óssea”, reforça Roosevelt.

Se você ainda não está registrado como doador de medula óssea, e você tem entre 18-44 anos, registre-se. Independente do seu status imigratório você poderá se inscrever. O teste é muito simples: apenas 4 cotonetes esfregados nas partes internas das bochechas.

Você também pode se registrar online, acesse http://join.marrow.org/roo99.

Para mais informações sobre as campanhas de doação de medula óssea, em Massachusetts ligue para Maria no telefone (617) 519 3850, para outras localidades entre em contato com o Roosevelt no telefone (407) 276 4860.

Fonte: Thais Partamian Victorello