Publicado em 26/08/2016 as 6:00pm

Primeiro Festival Latino acontece em Nashua (NH) dia 28

Os organizadores estão buscando uma proposta para o prefeito Jim Donchess, que deu apoio entusiástico.

Será realizado na cidade de Nashua (New Hampshire), neste dia 28, de 11 às 20h, na praça da Câmara Municipal da prefeitura, o Primeiro Festival Latino, organizado por Jorge Ortiz (Rescue Mission), um americano descendente de Dominicano e Porto-riquenho. “Queremos celebrar e mostrar um pouco da nossa cultura latina, uma vez que também fazemos parte desta comunidade e ajudamos no desenvolvimento socioeconômico da região e do estado”. Segundo Ortiz, os latinos têm que promover uma participacão cívica este país para que “nos acolha com muito carinho”. O objetivo deste evento é de arrecadar fundos para o abrigo na Chesnut Street. “Eu gostaria de mostrar para a cidade como unido, nós estamos e que unidos como uma comunidade organizada, conseguiremos um bom desenvolvimento e um maior respeito”, disse.  “Este é meu objetivo e gostaria de contar com meus hermanos brasileño. Juntos faremos a diferença. Unidos nossa comunidade latina em geral irá fortalecer a cidade e ajudar os mais necessitados”, acrescentou Ortiz.

Os organizadores estão buscando uma proposta para o prefeito Jim Donchess, que deu apoio entusiástico. "Eventos culturais na cidade são maneiras de reunir as pessoas", disse o político em carta enviada a Ortiz no dia 10 de Maio. “Donchess disse também que tem prazer de fornecer-lhe uma carta de apoio da cidade de Nashua”, festeja o organizador.

Receitas provenientes do Festival Latino irá beneficiar a New Hampshire Rescue Mission, na 40 Chestnut Street, um abrigo no centro, onde voluntários como Ortiz ajudam. "Agora eu estou tentando levantar alguns fundos para que possamos comprar 40 colchões de solteiro do tamanho que eles precisam e também um objetivo é encontrar um lugar para um abrigo feminino, no momento este é apenas para os homens”, disse Ortiz.  "Eu estou aqui há 25 anos, há algum tempo tive um restaurante onde hoje é PortlandPie. Desde então, eu vejo que a comunidade Latina em Nashua tem crescido. Novos negócios surgiram como cabeleireiro, restaurantes, padarias, lojas de conveniências entre outras empresas de propriedade de latino-americanos, a partir de uma variedade de países como El Salvador, México, República Dominicana, Brasil”, continua.

Na visão do prefeito, Nashua é uma das cidades com maior diversidade cultural em New Hampshire, com a maior população Latina no estado. Estima-se em 10 por cento da população. "El Paisano Novedades, La Fama barbeiro, Mart Alimentar de Sally, os negócios brasileiros como Tropical Side, Sabor Brasil Restaurante, Mecânica Radical, Flex Tire, First Choice Tire,Gamma são negócios de destaque que servem a comuinidade em geral. Agora temos Cosme Neles, com um programa de rádio em Portugues (Brazilian Voice) e também o Pastor José Luna com o programa Hispânico (In família) na rádio 1590 AM (WSMN). Nunnca na história desta cidade tivemos este privilégio. É sinal de que estamos crescendo”, fala Ortiz relatando este fato ao Prefeito Donchess, que pareceu muito contente, e disse "empresas de propriedades de latinos em Nashua não só contribuíram para a nossa economia local, mas possuem uma grande importância".

O Festival Latino é um evento separado do Festival Latino-americano que já acontece por mais de uma década da Igrela St. Aloysius de Gonzaga, na Parish 48 W. Hollis St., em Nashua.

Ortiz disse que ficou muito satisfeito com o envolvimento dos brasileiros neste festival. “Não sei porque os brasileiros, latinos como são, nunca se envolveram num festival junto. Somos todos latinos, estamos juntos”, finalizou ele.

Fonte: Da redação

Top News