Publicado em 19/10/2016 as 10:00am

ENCCEJA 2017 começa a ser organizado na Flórida

Exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil

O Conselho de Cidadãos da Flórida juntamente com o Consulado-Geral do Brasil, começam a organizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2017. Prestes a realizar o exame em Miami, o Consulado-Geral precisa mostrar ao Ministério da Educação que existe demanda da comunidade brasileira para que essa certificação aconteça no próximo ano.

O presidente do Centro Comunitário Brasileiro e membro do Conselho de Cidadãos da Flórida, Urbano Santo, está liderando o projeto e lançou um levantamento sobre a demanda na Flórida. Quem tiver interesse em fazer a prova pode escrever para meuccb@gmail.com ou ligar para (561) 708-0222.

O QUE É O ENCCEJA?

O exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil. As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio da norma culta em áreas do conhecimento como matemática, história, geografia, ciência e artes. A avaliação é voluntária e gratuita.

PARA QUE SERVE?

A prova fornece o diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que seja alcançada a média mínima exigida, que é 100 (de uma escala que vai de 60 a 180).

PARA QUEM É INDICADO? 

Podem se inscrever para o ENCCEJA os brasileiros residentes no Exterior que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Para o nível do Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas; Para o nível do Ensino Médio, é preciso ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas;

O QUE É PRECISO PARA A INSCRIÇÃO?

A inscrição será gratuita e realizada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico do Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP):  http://portal.inep.gov.br/web/encceja/exterior. Para efetuar a inscrição, os brasileiros residentes no Exterior devem informar obrigatoriamente o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou do Protocolo de Inscrição no CPF, e o número do Passaporte.

Fonte: Da redação

Top News