Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/10/2016 as 12:00pm

XXI Festival Ibero Americano de Cinema de Boston exibirá o longa brasileiro Xingu

Esse ano a iniciativa de incentivo a cultura esta sendo organizada pelo Consuldo Geral do Brasil em Boston

Em apoio a cultura, de 2 a 18 de novembro acontece o XXI Festival Ibero Americano de Cinema de Boston, com exibições gratuitas e abertas ao público de 9 filmes de países ibero-americanos. O evento acontece há 21 anos e é resultado da iniciativa de diversos consulados localizados na região da Nova Inglaterra.

Cada ano um dos consulados fica responsável pela organização do evento e esse ano a organização esta sob os cuidados do Consulado Geral do Brasil em Boston. A abertura do evento se dará na quarta-feira, 02 de novembro de 2016, às 6pm, na TUFTS University, 419 Boston Ave, Medford, Massachusetts.

O primeiro filme a ser exibido esse será será o longa metragem brasileiro “Xingu”, gravado em 2011 dirigido por Cao Hamburger e roteirizado por ele, Elena Soárez e Anna Muylaert. Estrelado por João MiguelFelipe Camargo e Caio Blat, o filme conta a trajetória dos irmãos Villas-Bôas a partir do momento em que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, parte da Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas, em 1943.

A produção do filme foi iniciada após o pedido da família Villas-Bôas a Fernando Meirelles, que indicou Cao para a direção do filme. O diretor aceitou a proposta, pois se interessou pelo assunto e por não entender como essa história foi pouco divulgada. A maior parte das filmagens ocorreram no Tocantins e no parque Indígena do Xingu, durante um período de dez meses.

Xingu foi exibido pela primeira vez em 2011, no 8º Amazonas Film Festival. A estreia oficial ocorreu em 6 de abril de 2012 e desde então ele já foi distribuído para mais de quinze países. O longa foi assistido por cerca de 370 mil espectadores e arrecadou mais de quatro milhões de reais. Uma adaptação televisiva em quatro episódios foi exibida pela Rede Globo entre 25 e 28 de dezembro de 2012.

Até o dia 18 de novembro filmes de diversas nacionalidades serão exibidos, tais como: Argentina (Las viudas de los jueves), Colombia (Porro hecho en Colombia), El Salvador (Malacrianza), Espanha (El abuelo), Guatemala (Donde nasce el sol), Mexico (Cesar Chavez), Portugal (A morte de Carlos Gardel) e Venezuela (Sabino Vive).

Antes de iniciar a projeção do filme Xingu no próximo dia 2, o Consulado de Boston, gentilmente, fará um coquetel de abertura do evento, que também será gratuito e aberto ao público.

Fonte: Da redação

Top News