Publicado em 12/11/2016 as 8:00am

Brasileiro que mantém projeto missionário no Níger visita igrejas em Massachusetts

Ex-Paquito e hoje Missionário, Alexandre Canhoni esteve na Célula da Igreja Bola de Neve Church em Marlborough dando o seu testemunho e contanto sobre os projetos sociais por ele desenvolvidos em um dos países mais pobres do mundo

Na década de 90 os programas infantis brasileiros faziam muito sucesso no Brasil, entre eles Mara (SBT), Angélica (Manchete) e Xuxa (Globo), eram os ícones da criançada que alavancavam a audiência das emissoras de televisão brasileira. Nesse período não só as apresentadoras, mas também seus elencos de apoio faziam sucesso, em especial os da Xuxa, que estava no auge de sua carreira como apresentadora de TV. As assistentes de palco, conhecidas como Paquitas e os assistentes de palco, Paquitos, fizeram muito sucesso junto ao público infantil e juvenil. Além de auxiliarem a apresentadora nas manhãs da TV Globo durante as brincadeiras eles também cantavam, dançavam e chegaram a gravar discos e atuarem em filmes. Os anos se passaram, os programas infantis com o formato de apresentadoras foram perdendo a força e cada qual seguiu o seu caminho, seja ainda na carreira artística ou abandonando de vez a ilusão da TV. Sem dúvida que desses assistentes de palco, o que mais mudou radicalmente de vida foi o Alexandre Canhoni, mais conhecido na época como Xand, o “líder” dos Paquitos.

Xand abandonou a carreira artística, em prol de uma nobre causa: ele e sua esposa Giovana Canhoni largaram o conforto da vida de classe média no Brasil para cuidarem de crianças desamparadas no Níger, uma país da África com mais de 80% de sua área de terra coberta pelo Deserto do Saara, onde a população é predominantemente islâmica. O Níger é um país subdesenvolvido, e é consistentemente a nação a apresentar o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.

Áreas de atuação do Projeto

NUTRIÇÃO: O casal mantém uma campanha na área de nutrição, com 12 projetos em diversas regiões, com um total de mais de 1.000 crianças atendidas;

CRECHES: Eles mantém 4 creches no Níger onde as crianças tem direito a alimentação, banho, entretenimento e alfabetização. Cerca de 180 crianças são atendidas nessas creches;

ESPORTE: Futebol, Handball, Baseball e Voley, para crianças, jovens e adolescentes;

MULHERES: 2 Centros de Formação em Corte Costura e Alfabetização para mulheres, totalmente gratuito.

DEFICIENTES: Ajuda social para um grupo de deficientes físicos, promovemos ajuda para corte, costura e artesanato para mulheres e esporte para os homens;

EDUCAÇÃO: Escola para 42 crianças, escola profissionalizante para cerca de 20 adolescentes e 3 jovens na Universidade.

Esses projetos sociais são mantidos através de doações de entidades e pessoas físicas, pois o casal não pertence a uma denominação religiosa específica, que os mantenha como missionários, nem que cubra os gastos desse trabalho missionário que existe desde 2002.

Há algumas semanas Alexandre e Giovana estão nos Estados Unidos, percorrendo estados como a Florida, Connecticut e Massachusetts, visitando algumas igrejas da comunidade brasileira, ministrando sobre o que Deus fez na vida deles e através deles, dando o testemunho do que tem acontecido nesses anos todos em que atuam no Níger.

Em janeiro de 2015 eles foram alvo de um ataque terrorista, e tiveram a base no Níger queimada e perderam tudo, na época sendo notícia em boa parte da mídia brasileira. Mesmo com tantas dificuldades, eles não perderam a esperança em dias melhores e aos poucos estão reconstruindo tudo o que perderam.

Na noite de quinta-feira, dia 3 de novembro, o casal esteve em Marlborough (Massachusetts) ministrando na Célula (reunião residencial) da Igreja Bola de Neve Church de Massachusetts, para um grupo de cerca de 30 pessoas. Durante a ministração Xand contou um pouco do seu testemunho, do início da sua história na TV quando ainda criança fazia propagandas, relatou rapidamente algus detalhes sobre a época que fez parte do gupo Paquitos, falou sobre sua conversão ao evangelho de Cristo e o chamado missionário para cuidarem de crianças desamparadas no Niger. “Vocês tem o privilégio de estarem aqui nos EUA. As crianças do Níger não tem com o que brincar, não tem o que comer. Nossa primeira viagem ao Níger foi no ano de 2002, onde descobrimos que os rumos de nossas vidas seriam transformados”, relatou Alexandre.

A fotógrafa Hélia Vieira, da Emozione Phothography, compareceu a ministração em Marlborough para fazer a cobertura fotográfica do evento e se emocionou ao ver as fotos das crianças e saber um pouco mais sobre como funciona o projeto missionário liderado por Alexandre. “É emocionante saber que existem pessoas como o Xand e a Giovana, que com tanto amor, carinho e dedicação cuidam de pessoas tão carentes de tudo”, relatou. A radialista Mara Rúbia também compareceu à reunião da Célula da Igreja Bola de Neve Church e elogiou o trabalho desenvolvido por Alexandre, e relatou já acompanhar há muitos anos. “Acompanho o trabalho do Xand como missionário há muitos anos. É realmente admirável. Hoje é um privilégio poder conhecer um pouco mais de perto todo o trabalho que eles fazem”, afirmou.

“Nosso desafio é ajudar ao próximo, assim como aquele a quem cremos e seguimos (Jesus) o fez: amar ao próximo como a nós mesmos", afirma o missionário.

Com apenas $1 por dia, $30 por mês é possível “adotar” uma criança que faz parte do projeto desenvolvido por eles no Níger, suprindo suas necessidades na área de alimentação, saúde, vestiário e educação. Para conhecer mais sobre o projeto e fazer a sua doação, acesse: http://www.agdniger.com  ou envie um E-mail para comunicacao@agdniger.com. As doações podem ser feitas através de depósitos no Bank Of America em nome de Walter Alexandre Cleve Canhoni: Conta corrente 004605719433,  Zipcod 02149.

Fonte: Thais Partamian Victorello