Publicado em 5/12/2016 as 8:00am

I Feira de Educação do Consulado reuniu a comunidade no último sábado

Evento organizado pelo consulado ofereceu diversas atividades para todas as idades e teve apoio da prefeitura da cidade de Somerville

No último sábado (3), aconteceu a I Feira de Educação do Consulado Geral do Brasil em Boston. Um evento com foco na educação, com dicas de como dar continuidade nos estudos nos Estados Unidos, mas também cheio de atrações para toda a comunidade. Atividades para as crianças e adultos, além do atendimento de serviços consulares, tudo em um só lugar: no East Somerville Comunity School.

O jornalista, coach e apresentador Fabiano Ferreira foi o orador da abertura do evento, que aconteceu no auditório e antes de iniciar as atividades, pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas do acidente aéreo do time brasileiro de futebol, o Chapecoense, que causou a morte de 71 pessoas na madrugada da terça-feira, dia 29. Na sequencia ele convidou a Consul Geral do Brasil em Boston, a embaixadora Glivânia Maria de Oliveira para dar continuidade na abertura do evento. “É com grande alegria que nos reunimos aqui hoje, nessa manhã de sábado ensolarado em Boston. Esperamos que seja um dia de troca, de aprendizagem. Um dia de interação entre as pessoas da nossa comunidade”, afirmou.

Na sequencia houve apresentações de artistas da nossa comunidade brasileira, tais como o grupo infantil da Rejane De Mussis “Praticutucá”, o coral J Force, a batucada do Groovesity, além da apresentação da peça teatral “O Menino Maluquinho”, com o Teatro Brasileiro de Boston, que levou cerca de 200 pessoas a assistirem a peça que emociona e encanta crianças, jovens e adultos. A diretora da peça Edel Holtz reconhece a importância do apoio do Consulado e em especial da Cônsul-Geral do Brasil em Boston, embaixadora Glivânia Maria de Oliveira. “Ela esta abraçando o teatro brasileiro de Boston com carinho e reconhecimento. A feira de educação foi uma iniciativa brilhante e agradeço a todos da produção do evento, atores do espetáculo mães das crianças e público que nos aplaudiram. Muito obrigada”, agradeceu.

Quem também participou das atrações voltadas para as crianças foi a atriz Simoneide Almeida, que faz um brilhante trabalho frente a oficinas artísticas infantis no New England Community Center  (NECC). Durante o evento ela fez atividades de pintura artística e contou histórias, sobre com base na cultura brasileira. “Eu sempre fico muito feliz em participar desses eventos principalmente quando tem crianças envolvidas. Quando o Consulado me convidou para participar eu aceitei imediatamente, pois sempre estou envolvida em eventos culturais e sociais da nossa comunidade”, explicou e complementou “A Leila Ribeiro também foi muito importante nessa parceria”.

Rejane De Mussis também aproveitou para enaltecer a importância do evento para a comunidade brasileira. "Foi uma grande alegria para todos do Praticutucá fazer parte dessa Feira Educacional do Consulado. A importância de se apresentar e discutir questões educativas é fundamental e ainda mais permeados por apresentações artísticas. Espero que tenha sido somente a primeira e agradeço a toda a equipe organizadora do Consulado"

O evento também teve uma “mesa redonda”, onde abordou temas como empreendedorismo e educação financeira, com a participação de diversos nomes da nossa comunidade, tais como Lilian Mageski, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), João Arruda, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas e Empreendedores (CDLE), Sibia Keila, Educadora Financeira e Coach e a empresária Flavia Leal.

Fonte: Thaís Partamian Victorello