Publicado em 21/12/2016 as 7:00pm

Despachante consular destaca a importância de ter os documentos em ordem

Despachante consular destaca a importância de ter os documentos em ordem

Viver no exterior é sonho de grande parte dos brasileiros e milhares já conseguiram esta realização. Mas todos devem ter a consciência de que é importante ter os documentos em ordem, principalmente porque muitos estão vivendo ilegalmente e precisam de algo para provar sua identidade.

Nos Estados Unidos, milhares de brasileiros vivem indocumentado e muitos se livraram da polícia quando apresentaram um passaporte válido como identidade. “Muitos não aceitam o fato de um imigrante estar dirigindo sem carteira, mas uma grande parcela dos policiais, leva apenas o carro detido se a pessoa provar sua identidade”, disse José Roberto, um despachante consular que atua em Boston (Massachusetts).

Ele conta que alguns de seus clientes já relataram histórias que um passaporte em ordem salvou suas vidas e evitou que policiais acionassem a imigração. “Eles percebem que está tudo certo e que se trata de uma pessoa do bem, trabalhadora e não quer prejudicar”, explica.

Além disso, ter uma documentação em ordem evita correria em caso de uma viagem de urgência ao Brasil, em caso de saúde, morte de parentes ou outra necessidade. Roberto fala que conhece caso de brasileiros, mesmo legalizado nos EUA, que perderam a oportunidade de fechar bons negócios no Brasil porque estavam com o passaporte vencido e quando conseguiu a autorização de viagem, já era tarde. “Coisa de um dia para o outro e isso rendeu milhares de dólares em prejuízo”, continua.

Para saber mais sobre a regularização de documentos acesse o blog criado por ele para orientar os brasileiros (www.servicosconsulares.wordpress.com) ou ligue no telefone (978) 846-9694.

Fonte: Brazilian Times