Publicado em 26/12/2016 as 10:50am

Conheça um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo MAPS

Com seis escritórios espalhados por Massachusetts, a organização tem colaborado para o desenvolvimento das comunidades de língua portuguesa

Criada em 1970, a Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) é uma organização privada, sem fins lucrativos e com base na comunidade, que oferece uma ampla variedade de serviços sociais e de saúde para as comunidades de língua portuguesa, além de oferecer defesa, liderança e desenvolvimento comunitário para brasileiros, cabo-verdianos e portugueses que vivem no Leste de Massachusetts.

A organização tem seis escritórios espalhados pelo estado de Masschusetts, presente nas cidades de Framingham, Lowell, Dorchester, Brighton, Somerville e Cambridge, onde esta situada a administração da organização.

A atual estrutura e formato foi criado em 1993, após a fusão de outras duas agências: a Somerville Portuguese American League (SPAL) e a Cambridge Organization for Portuguese Americans (COPA), que atenderam às comunidades de língua portuguesa separadamente por mais de 20 anos. A ideia dessa fusão foi melhorar ainda mais o atendimento, proporcionando a comunidade de língua portuguesa, residente em Massachusetts, um atendimento de excelência, unindo assim a comunidade de língua portuguesa, que inclui imigrantes de oito países ao redor do mundo.

A agência abriu seu primeiro escritório na região de Boston em Allston, em 1995, para atender à crescente população brasileira na área. Em 1997, expandiu para o Norte sua área de atuação ao abrir o escritório de Lowell. O segundo escritório de Boston foi aberto em 2001 em Dorchester. Em 2006, a MAPS abriu um escritório de meio-expediente em Framingham para atender aos muitos brasileiros da região MetroWest. O escritório da MAPS em Allston mudou-se para Brighton em 2012.

A MAPS dispõe de ampla variedade de serviços sociais e de saúde para a comunidade de língua portuguesa. A agência ainda oferece diversos serviços sociais e programas educacionais que ajudam a comunidade com limitado conhecimento de Inglês a se ajustar à comunidade americana, lidar com questões diárias da vida e permanecer longe do perigo. A MAPS também oferece vários serviços para promover um estilo de vida saudável e prevenir doenças.

Melhorar a vida de pessoas e famílias de língua portuguesa em Massachusetts  e ajudá-los a tornarem-se participantes ativos e contribuintes da sociedade americana, ao mesmo tempo em que mantenham forte identidade étnica e senso de comunidade, esse é o intuito dessa organização que há tantos anos tem colaborado para o desenvolvimento das comunidades imigrantes da lingua portuguesa nos EUA.

Para conhecer mais a respeito do MAPS, bem como saber os serviços por eles prestados, acesse: http://www.maps-inc.org/.

Fonte: Brazilian Times/Thais Parmatian