Publicado em 13/01/2017 as 3:00pm

Exposição em Worcester retrata cultura e tradição brasileira

Exposição em Worcester retrata cultura e tradição brasileira

O Worcester Center for Crafts anuncia a maior exibição de inverno, “Bandits & Heroes, Poets,  Saints – arte popular no nordeste brasileiro que começará no dia 28 de janeiro, na galeria Center’s Krikorian, e seguirá até 11 de março.

A abertura desta exposição será marcada por um “Festival Day”, com músicas, comidas, atividades e passeios que introduzirão a vitalidade da cultura e tradição brasileira. A equipe do Worcester Brazilian Festival está ajudando na organização deste “Festival Day”.

BANDITS & HEROES, POETS & SAINTES – Uma arte popular do Nordeste do Brasil que é uma exposição que utiliza a arte pouco conhecida para contar a história, tradições e cultura brasileira. Com destaque para as contribuições da África, a exposição apresenta esculturas, pinturas, estampas, objetos religiosos, trajes festivos, brinquedos e outros materiais que dão acesso à história e ao cotidiano desta complexa e interessante área das Américas. Está dividido em três partes: A Terra e Seu Povo, que examina a diáspora africana no nordeste brasileiro; Expressões de Fé que explora a mistura de crenças no Brasil, bem como a fé na arte popular; E poesia, celebração e canção que mostra o poder da arte popular na celebração.

O show oferece uma oportunidade para explorar muitas facetas da história e cultura brasileira e considerar paralelos na América do Norte. A exposição concentra-se na rica cultura que surgiu da mesclagem de raízes europeias, africanas e indígenas no Brasil há mais de 500 anos e dá especial atenção às influências da África sugerindo paralelos na história e experiência dos EUA.

"Estamos muito satisfeitos por trazer este show para Worcester", disse a Diretora da galeria, Candace Casey. “Porque mostra as raízes populares do artesanato no Brasil enquanto explora ideias importantes sobre como a arte e a cultura se desenvolvem".

A programação para a exposição inclui “Festival Open Day”, dia 28 de Janeiro, com apresentações de Capoeira, música brasileira e africana, comida e uma variedade de experiências práticas, além de passeios pela exposição, serão apresentados com a assistência da equipe Worcester Brazilian Festival e Crocodile River Music. Este dia é gratuito para o público.

Também acontecerão palestras de estudiosos locais:

Sábado, 11 de fevereiro - 1:30 pm (se houver neve, domingo, 12 de fevereiro, 13:30)

Mini-Simpósio: Escravidão na América e Artistas Brasileiros de Ascensão Africana. Os estudiosos Thomas Doughton (Centro de Estudos Interdisciplinares, Holy Cross) e Jean Borgatti (História da Arte, Universidade de Benin, Nigéria) exploram dois aspectos da exposição BANDITS & HEROES: Escravidão nas Américas e artistas brasileiros de ascendência africana - 1500 ao presente, incorporando imagens da exposição bem como expandindo nas tradições representadas.

Sábado, 25 de fevereiro de 2017 1:30 pm (se houver neve, 4 de março)

Mini-Simpósio: Gênero e Pertença e Candomblé. Timothy Murphy (Estudos Urbanos, Universidade Estadual de Worcester) discutirá a relação entre gênero / sexualidade e participação de uma comunidade de boêmios em uma cidade em rápido crescimento no interior do nordeste brasileiro. Robert L. Green (Estudos Religiosos, Colégio da Santa Cruz) abordará como o catolicismo, tradições religiosas indígenas e tradições trazidas da África Ocidental que formaram o Candomblé no Brasil.

Para obter mais informações, entre em contato com Honee Hess, Diretor Executivo, pelo e-mail hhess@worcester.edu ou telefone 508-579-8564.

Fonte: Brazilian Times