Publicado em 23/01/2017 as 12:00pm

Número do CPF poderá ser atualizado pela internet

O serviço poderá ser utilizado por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade

A partir da próxima segunda-feira (16),  a atualização de dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) poderá ser feito no site da Receita  Federal. O novo serviço é gratuito e ficará disponível 24h por dia, inclusive nos feriados e finais de semana. Além dessa mudança, a Receita disponibilizará novos modelos de comprovantes de inscrição e de situação cadastral no CPF com a utilização do chamado QR Code.

Para  atualizar  quaisquer  dados  cadastrais  do CPF, tais como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico, disponível no endereço: receita.fazenda.gov.br.

O serviço poderá ser utilizado por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. A Receita estima que cerca de 191 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas com o serviço.

O   atual   serviço   presencial  de  alteração  de  CPF  continuará  sendo
disponibilizado em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e  da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, há cobrança de tarifa de serviço no valor de até R$ 7.

No exterior, a regularização do CPF suspenso também pode ser feita pelo número: 55-11- 3003-0146 (Custo telefônico da chamada internacional para o Brasil) ou gratuitamente nas representações diplomáticas brasileiras no exterior.

Observação: o pedido de regularização de CPF de pessoas falecidas e de residentes no exterior, quando estiverem no Brasil, deve ser feito diretamente em uma Unidade de Atendimento da Receita Federal.

Fonte: Brazilian Voice