Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/02/2017 as 7:00pm

Após aprovação do Ministério da Educação, ENCCEJA será realizado em Miami

Entidades sociais brasileiras se uniram e conseguiram comprovar a demanda para que o exame possa ser realizado no estado.

O Consulado-Geral do Brasil em Miami, juntamente com o Conselho de Cidadãos da Flórida conseguiram a aprovação do Ministério da Educação, comprovando a demanda da comunidade brasileira para que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) seja realizado em Miami. Mais informações sobre inscrições e data de realização da prova serão divulgadas em breve.

O QUE É O ENCCEJA? 

O exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil. As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio da norma culta em áreas do conhecimento como matemática, história, geografia, ciência e artes. A avaliação é voluntária e gratuita.

PARA QUE SERVE? 

A prova fornece o diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que seja alcançada a média mínima exigida, que é 100 (de uma escala que vai de 60 a 180).

PARA QUEM É INDICADO?  

Podem se inscrever para o ENCCEJA os brasileiros residentes no Exterior que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

Para o nível do Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas;

Para o nível do Ensino Médio, é preciso ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas;

O QUE É PRECISO PARA A INSCRIÇÃO? 

A inscrição será gratuita e realizada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico do Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP):  http://portal.inep.gov.br/web/encceja/exterior. Para efetuar a inscrição, os brasileiros residentes no Exterior devem informar obrigatoriamente o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou do Protocolo de Inscrição no CPF, e o número do Passaporte.

Para mais detalhes do exame, acesse http://encceja.inep.gov.br/ 

Fonte: Brazilian Times

Top News