Publicado em 1/02/2017 as 5:00pm

Seis jovens brasileiros vão participar de campeonato de matemática em Harvard

Adolescentes moram no Brasil através de arrecadações na internet, conseguiram o valor para arcarem com os custos da viagem.

Seis estudantes brasileiros foram selecionados para representar o Brasil em um campeonato internacional de matemática organizado pela Harvard e MIT que acontece em18 de fevereiro.

Com idades entre 15 e 17 anos, os seis jovens são alunos do ensino médio e estão ansiosos para encararem o desafio.

O Brazilian Times entrevistou com exclusividade um dos adolescentes para saber um pouco da trajetória nos estudos e como chegou a ser selecionado para esse importante campeonato. 

João Pedro Mello de Carvalho, 15 anos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e é estudante do terceiro ano do Ensino Médio em um colégio particular onde é bolsista. O adolescente, que já foi premiado em várias olimpíadas estaduais, nacionais e internacionais, não só em matemática, mas também em química, física, astronomia e geografia, conta que soube da Olímpíada de Matemática organizada pela Harvard e MIT através da internet. “Achamos essa Olimpíada pela internet. Gostamos muito da proposta, fizemos a inscrição e fomos aceitos”, conta o jovem que sonha em estudar na MIT.

João Pedro conta que conheceu os outros 5 estudantes que participaram com ele do campeonato, durante um treinamento que a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) promoveu.

O grupo chegou a ser matéria no Jornal Nacional e em um curto espaço de tempo ultrapassaram a meta da campanha que fizeram na internet para conseguirem os recursos para a viagem. O objetivo da campanha criada no site Vakinha.com era arrecadar R$44.000,00, o valor arrecadado até o fechamento desta edição foi de R$64.399,00.

Fonte: Thaís Partamian Victorello

Top News