Publicado em 3/02/2017 as 10:00am

Comunidade atribui bolsas de estudo em almoço de homenagem ao Dr. Leitão, em Cambridge

Comunidade atribui bolsas de estudo em almoço de homenagem ao Dr. Leitão, em Cambridge

Mais de 60 membros e líderes comunitários, amigos e familiares do falecido Dr. Edward Leitão reuniram-se no passado dia 29 de janeiro, no Faialense Club, em Cambridge, para prestar homenagem ao legado do admirado médico e para atribuir 2 bolsas de estudo aos estudantes de Medicina luso-americanos Tracey DaFonte, de Norwood, e Bryan Rego, de Fall River.

“Temos a honra de ser o agente fiscal e de prestar apoio organizacional ao Fundo Dr. Edward Leitão para que possamos manter vivo o seu legado de dedicação à comunidade, encorajando estudantes luso-americanos a seguirem carreiras na medicina,” disse Paulo Pinto, MPA, Diretor Executivo da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS). “Neste dia, prestamos homenagem ao Dr. Leitão. Com o vosso apoio, vamos angariar fundos em sua memória que serão convertidos em bolsas de estudo, e celebrar os futuros médicos da nossa comunidade.”

“Sinto-me muito honrada por receber esta bolsa de estudo, e quero agradecer à MAPS, aos meus pais e aos membros do comité do Fundo por acreditarem em mim,” disse Tracey DaFonte, estudante do 4º ano de medicina na Universidade de Vermont. “Estou ansiosa por servir as nossas comunidades e prestar-lhes o apoio médico linguisticamente adequado que merecem.”

Bryan Rego, estudante do 1º ano de medicina na Warren Alpert Medical School, da Universidade de Brown, em Providence, agradeceu também aos organizadores e à sua família pelo apoio. “Espero que, um dia, possa retribuir o apoio e contribuir para manter vivo o legado do Dr. Leitão,” disse.

“Este é um fundo muito especial, e estas bolsas de estudo vão ajudar futuros médicos luso-americanos. É importante encorajar as gerações mais novas a seguirem carreiras na área da saúde, especialmente em Medicina,” disse Helena Santos-Martins, MD, cofundadora da iniciativa. “Precisamos de mais médicos com competências linguísticas e culturais, sensíveis às necessidades específicas da nossa comunidade.”

O comité do Fundo Dr. Edward Leitão aproveitou também a oportunidade para anunciar os seus três novos membros: Ana Nava, Ph.D., líder da equipa da Portuguese Mental Health Clinic do East Cambridge Health Center, Cambridge Health Alliance; Dr. Isabel Morais, Chefe de Ginecologia no Steward Medical Group; e Rui Domingos, CEO da Naveo Credit Union. Os membros atuais são Helena Santos- Martins, MD, médica no North Shore Medical Group, Dr. Stefanos Kales, Chefe de Medicina Ocupacional na Cambridge Health Alliance e professor na Harvard Medical School & School of Public Health, Daniel Leal, académico hospitalar no St. Mary's hospital, em Waterbury, CT, e Paulo Pinto, MPA, Diretor Executivo da MAPS.

O Fundo de Bolsas de Estudo Dr. Edward Leitão foi criado em 2015 em nome do muito respeitado médico, que faleceu nesse ano. O seu objetivo é colmatar a falta de profissionais de saúde falantes de Português na comunidade. Para fazer uma doação para o fundo, visite o link goo.gl/OhdW4h.

A MAPS presta serviços sociais e de saúde às comunidades de Língua Portuguesa de Massachusetts desde 1970. Para mais informação, ligue para o (617) 864-7600 ou visite www.maps-inc.org.

Fonte: Brazilian Times

Top News